googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Competição de carros robóticos será realizada em 2016.

A partir de 2016, o mundo verá sua primeira competição de corrida entre carros autônomos. Os criadores da Formula E, modalidade que inclui apenas veículos elétricos, divulgaram o plano de implantar um campeonato com corridas de uma hora de duração, que testará a capacidade das equipes em desenvolver uma boa inteligência artificial.
(Foto: reprodução)
A RoboRace, como será chamada a série, terá suas provas realizadas nos mesmos dias e circuitos da Formula E, com 10 equipes. Cada uma das equipes terá dois carros competindo em cada prova, totalizando, portanto, 20 veículos por prova.

Todos os veículos serão mecanicamente idênticos, produzidos pela Kinetik. Então ficará a cargo das equipes criar a inteligência artificial que faça melhor uso do poder do automóvel. Os carros terão a velocidade máxima acima dos 300 km/h.

Como não haverá motoristas humanos pilotando os carros, os veículos conceituais, atualmente em fase de desenvolvimento, são bastante diferentes dos carros de corrida convencionais. Isso porque não há problemas de segurança ou risco de morte para o piloto.

“Em termos de tecnologia, estamos tentando fazê-los melhores que os humanos. Então isso significa que os carros terão aceleração mais alta e chegarão a altas velocidades”, diz Denis Sverdlov, da Kinetik. “Mesmo se a corrida não for de alta velocidade como as modalidades convencionais, ainda será uma grande conquista”, completa ele em entrevista à Wired.

Participando das provas, que começarão junto da Formula E 2016/17, estarão várias empresas já estabelecidas no mercado, mas uma das equipes será organizada pela comunidade em forma de crowd-sourcing. 

Via Wired e Ars Technica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo