googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 22 de novembro de 2015

Jovem supera dificuldade e cria jogos para facilitar o ensino de matemática.

Wilk fez games para 'ajudar aqueles que passam pelo mesmo problema'.
Projeto rendeu prêmio nacional; aplicativos estão disponíveis para download.

Wilk Oliveira ganhou prêmio por virtualizar jogos tradicionais (Foto: Arquivo Pessoal)
Um jovem de 23 anos - que tinha dificuldade em matemática na escola - criou em Pernambuco dois aplicativos para facilitar o ensino da disciplina a estudantes do ensino básico. Wilk Oliveira  desenvolveu versões digitais para dois jogos, um de tabuleiro e outro com palitos. O projeto ganhou o prêmio do melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Conquistando com o Resto trabalha conceitos de
divisão (Foto: Arquivo Pessoal)
Ele contou ao G1 que a ideia da virtualização dos jogos partiu do professor Clovis Gomes, da Universidade de Pernambuco (UPE). Dois jogos tradicionais ganharam versões digitais. O primeiro foi "Conquistando com o Resto".

Um jogo de tabuleiro onde estão dispostos alguns números. Para avançar é necessário jogar o dado - a partir daí, o número da casa é dividido pelo valor em destaque no dado. O resto da divisão é a quantidade de casas que o jogador vai avançar. O segundo jogo digitalizado é o "Desafios com Palitos". Nele, estão dispostos alguns palitos de fósforos, o jogador precisa fazer equações, desenhos, além de formar algarismos romanos alterando apenas alguns palitos de lugar.

Os jogos foram aplicados em escolas públicas do Agreste. Após a apresentação do projeto pelo curso de Licenciatura em Computação pela UPE em Garanhuns, os aplicativos estão disponíveis para download de forma gratuita no site de Wilk Oliveira
Wilk Oliveira disse que os jogos estimulam o aprendizado dos conceitos da conversão de valores, dos algarismos romanos e das quatro operações básicas - soma, subtração, divisão e multiplicação. "No início [do projeto] tive dificuldade porque no Ensino Médio eu não sabia muito de matemática. Isso fez com que gerasse em mim o desejo de ajudar aqueles que passam pelo mesmo problema", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo