googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Qual foi a primeira compra feita pela internet?

(Foto: Reprodução)
Começa amanhã a Black Friday, tradicional evento que reúne 24 horas de ofertas de grandes lojas no mundo todo e tem a maior parte de suas transações realizadas pela internet. Hoje em dia, é comum que as pessoas comprem e vendam as coisas pela web, mas quando e como foi realizada a primeira compra pela rede? 

Pizza Hut

O restaurante Pizza Hut afirma, há alguns anos, que o primeiro item vendido na história da internet foi uma Pizza de Pepperoni, em 1994. Para comprovar a veracidade da história, o site de compras Shopify decidiu realizar uma volta ao passado e acabou encontrando uma história diferente. Confira:

Arpanet - 1969

Tecnicamente, a primeira venda feita pela rede não foi na internet, mas na Arpanet. Criada em 1969, a rede começou como uma ferramenta para ajudar as universidades dos Estados Unidos a compartilhar informações, ideias e recursos entre si. De acordo com a plataforma de compras, entre 1971 e 1972, estudantes de Stanford usaram a ferramenta para comprar maconha de estudantes do MIT.

A transação, no entanto, não é considerada oficialmente a primeira, por conta de sua ilegalidade. 

Video Tex - 1984

Em maio de 1984, uma britânica de 72 anos chamada Jane Snowball comprou margarina, ovos e flocos de milho usando uma ferramenta chamada Video Tex, um sistema que conectava a casa de alguém com outras pessoas, de um jeito bem parecido com a internet.  Apesar de legal, a compra também não pode ser considerada a primeira.

CD -1994


Em 11 de agosto de 1994, um amigo de Dan Kohn, uma das primeiras pessoas a usar a internet, comprou um CD do Sting pela internet. Kohn conta que na época as pessoas acreditavam que o comércio não vingaria na rede. "Eles diziam que era loucura. 'Isso nunca vai funcionar'", afirma.

Ele explica ainda que não havia uma maneira segura de realizar a transação, o que ajudava a aumentar os temores das pessoas.

Confira a história completa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo