Destinada a morrer, vila foi repovoada por migrantes
![]() |
| © Reprodução / Instagram |
No curso de seus mandatos, Domenico "Mimmo" Lucano acolheu e inseriu socialmente em um lugar destinado a se tornar fantasma mais de 6 mil requerentes de asilo de mais de 20 países, dando uma nova vida a Riace, que fica na região da Calábria.
Lucano, famoso mundialmente por causa de suas políticas, foi preso na última terça-feira (2) sob acusação de favorecimento à imigração clandestina e irregularidades em licitações para coleta de lixo.
Uma campanha de desobediência civil surgiu na internet em apoio ao mandatário. As hashtags #IoStoConMimmoLucano e #IoStoConRiace foram das plataformas digitais para praças de diversas cidades italianas em protesto contra o encarceramento.
Uma internauta comparou Lucano a Giorgio Perlasca, italiano que, na Segunda Guerra Mundial, assumiu a identidade de cônsul-geral da Espanha na Hungria, utilizando essa credencial diplomática para salvar milhares de judeus perseguidos pelo nazismo. "Fez uma coisa ilegal, mas justa. A humanidade vai além da lei", escreveu a usuária no Twitter.
Em 1999, foi fundada em Riace a associação "Cidade Futura - Giuseppe Puglisi", com a intenção de transformar o vilarejo em ponto de acolhimento. A cidade passou a ajudar os migrantes assim que eles desembarcavam, disponibilizando velhas casas abandonadas. A fundação leva o nome do padre italiano Giuseppe Puglisi, morto pela máfia por lutar contra o consumo de drogas por jovens.
De lá começou a fama de Riace como cidade modelo, de integração, na qual o prefeito orientou toda a administração para a integração dos refugiados, colocando os migrantes nas escolas, financiando pequenas atividades e realizando oficinas de trabalho.
A revista norte-americana "Fortune" colocou o prefeito entre os 50 líderes mais influentes do mundo em 2016, elevando o patamar da cidade a modelo de acolhimento, inclusão sustentável e funcionalidade. Além disso, Lucano deu origem a uma série produzida pela emissora de televisão Rai, "Tutto il mondo è paese", protagonizada por Beppe Fiorello, mas ainda inédita.
A poucos quilômetros de Riace, também na região da Calábria, San Ferdinando apresenta uma realidade completamente diferente.
Também polo de muitos refugiados, o município presenciou a morte de uma nigeriana, Beckie Moses, no incêndio de um acampamento de migrantes com mais de 200 barracas no último inverno europeu. Com informações da Ansa.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!