googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

União Europeia "inundada" por brinquedos tóxicos chineses

Segundo os números divulgados pela organização, só este ano as autoridades nacionais bloquearam a venda de 248 modelos de brinquedos, por revelarem em testes níveis ilegais de produtos químicos tóxicos

@DR
Os países da União Europeia estão sendo "inundados" por brinquedos tóxicos, a maioria de plástico e com origem na China, que estão ameaçando a saúde das crianças, alerta um relatório divulgado hoje.

O documento a que a Lusa teve acesso é da responsabilidade do Gabinete Europeu do Ambiente, uma rede europeia de cerca de 150 organizações não-governamentais de ambiente, de mais de 30 países.
Foram encontradas contaminações perigosas por ftalatos (composto químico para deixar plástico mais maleável e considerado cancerígeno) em crianças em 13 de 15 países analisados.
Segundo os números divulgados pela organização, só este ano as autoridades nacionais bloquearam a venda de 248 modelos de brinquedos, por revelarem em testes níveis ilegais de produtos químicos tóxicos.
Destes, 228 (92%) foram catalogados como de "risco grave", 219 (88%) vinham da China, e 127 (51%) estavam contaminados com ftalatos.
Uma máscara encontrada na Alemanha tinha 43% de ftalato e produtos encontrados na Polônia e na França também estavam "seriamente contaminados", diz o Gabinete Europeu do Ambiente (European Environmental Bureau, EEB), que cita o Rapid Alert System da União Europeia (para produtos não alimentares).
Os brinquedos não foram os únicos produtos confiscados por conterem produtos tóxicos, mas também veículos a motor e eletrodomésticos entre muitos outros.
Nos documentos a que a Lusa teve acesso as referências a Portugal são essencialmente em relação a produtos tóxicos em automóveis. Outros países reportaram, além de brinquedos, desde cadeiras para transportar crianças nos automóveis (Bulgária), roupas para crianças (Chipre), cosméticos (República Checa), andarilhos para bebê (França) ou equipamentos luminosos e elétricos (Itália).
No inverno passado as autoridades alfandegárias de quatro países fronteiriços da União Europeia já tinham anunciado que tinham sido feitas inspeções a 2,26 milhões de brinquedos de plástico chineses, na sequência das quais tinham impedido a entrada na Europa de 722.598 brinquedos, com níveis ilegais de ftalatos. Foram destruídos 31.590 brinquedos.
Dos brinquedos contaminados a grande maioria (92%) tinham a marca de segurança CE do fabricante. A marca CE quer dizer que o brinquedo cumpre a legislação em vigor. Os produtos apreendidos, apesar de ostentarem a marca, não cumpriam a legislação europeia em termos de saúde, segurança e padrões ambientais.
A EEB lembra que já foi feito um grande estudo em vários países da União Europeia, envolvendo crianças dos 6 aos 11 anos e as suas mães e analisando a exposição a vários produtos. Foram encontradas na altura em quase todos os países crianças contaminadas por ftalatos, em média o dobro das mães, mas também houve níveis de contaminação que chegaram a 12 vezes mais do que as respectivas mães.
"A Agência Europeia de Produtos Químicos (com sede na Finlândia) concluiu que a situação não é controlada adequadamente", diz a EEB, que acrescenta que "a Diretiva Europeia sobre segurança dos brinquedos exclui a produção envolvendo muitos produtos químicos nocivos, mas negligencia outros", além de que "existem evidências" de que está sendo comercializado plástico reciclado, para brinquedos, que contém "substâncias proibidas", e que se vendem brinquedos "com substâncias legais em concentrações ilegais".
A EEB lança hoje uma campanha de consciencialização para o problema, afirmando que já é tempo de as empresas deixarem de pôr produtos tóxicos nos brinquedos.
A responsável pela área na EEB, Tatiana Santos, diz, citada no documento, que os inspetores fazem um bom trabalho, mas questiona quantos brinquedos perigosos entram na Europa sem serem detectados.
Tatiana Santos lembra que as crianças são vulneráveis e salienta que a indústria deve "despertar rapidamente" para o problema e que os importadores devem pressionar os fornecedores chineses. E defende "leis mais duras" e que os brinquedos sejam etiquetados com a composição química.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo