googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Confronto entre muçulmanos e hindus deixa 22 mortos na Índia

O conflito religioso na região de Nova Déli deixou 22 mortos

Reuters
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um conflito religioso entre a maioria hindu e a minoria muçulmana na região de Nova Déli entrou em seu quarto dia nesta quarta-feira (26), deixando um rastro de destruição na capital da Índia e, ao menos, 22 mortos segundo os serviços de saúde locais.

A situação fez o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, um nacionalista hindu, pedir calma aos dois lados. "A paz e a harmonia são fundamentais para nosso espírito. Faço um apelo a meus irmãos e irmãs de Déli para que mantenham a paz e a fraternidade a todo momento", afirmou ele em uma mensagem divulgada em uma rede social. 
"É importante que exista calma e que a normalidade seja restabelecida o mais rápido possível", acrescentou o premiê, que é acusado de favorecer a população hindu (que forma cerca de 80% da população) e descriminar os muçulmanos (14%). 
O confronto, que se concentra na periferia leste da capital, tem como pano de fundo a aprovação de uma polêmica lei de cidadania que foi apoiada pelo próprio Modi. 
A norma, aprovada pelo Parlamento em dezembro, determina que hindus e cristãos vindos de países vizinhos que se estabeleceram na Índia antes de 2015 poderão pleitear cidadania por enfrentarem perseguição nos seus lugares de origem.
A regra porém, não vale para muçulmanos, o que despertou críticas contra o governo. Desde sua aprovação, muçulmanos tem ido às ruas do país para protestar contra a nova lei, mas até a atual onda de confrontos, os atos tinham sido majoritariamente pacíficos. 
A situação começou a mudar no último domingo (23), quando grupos de muçulmanos e hindus começaram a arremessar pedras um no outro, de acordo com o jornal americano The New York Times.  
Os confrontos começaram um dia antes do início da visita do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país -ele e Modi são aliados. 
Desde então, os confrontos cresceram na capital e mais de 200 pessoas ficaram feridas. Segundo o britânico The Guardian, grupos formados por centenas de hindus tem usado paus, pedras e armas de fogo para atacar os muçulmanos e chegaram a botar fogo em duas mesquita.   
Muçulmanos afirmaram ainda ao New York Times que a polícia não tem impedido os ataques.        
Segundo as autoridades de saúde, a maioria dos mortos foi baleada e há tanto muçulmanos quanto hindus entre as vítimas.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo