googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 28 de março de 2020

Alimentos que acalmam e aliviam o stress: sugestões dos nutricionistas

Entre as indicações dos nutricionistas estão: chás, ovos, banana, peixes e chocolate.

© DR
O contexto atual pode despertar sentimentos de ansiedade, mas há maneiras de controlar o problema. Pesquisas mostram que uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, proteína magra e grãos integrais, podem ajudar a gerir a ansiedade de forma natural. Em tempos de quarentena, a nutricionista do Centro Universitário Una, Júnea Regina Pires Drews, sugere alimentos que ajudam a diminuir a agitação e a promover a calma em tempos de reclusão.

  • chá verde contém um aminoácido chamado teanina, com propriedade calmante que contribui para diminuir o stress. A teanina ainda faz aumentar a produção de serotonina e dopamina (neurotransmissor que atua diretamente no cérebro).  
  • chá de camomila possui propriedades relaxantes e flavonoides capazes de controlar os sintomas da ansiedade.
  • Castanhas, cogumelos e soja possuem selênio, nutriente que melhora o humor e reduz as substâncias ligadas ao stress no organismo (que é elevado em pessoas nervosas).
  • Bebidas fermentadas e queijo auxiliam no aporte de bactérias saudáveis que estão associadas com o aumento da felicidade e, em algumas pessoas, reduzem a ansiedade e o estresse.
  • Chocolate amargo é uma boa fonte de magnésio que pode reduzir os sintomas da depressão e melhorar o humor. Ainda possui flavonoides e alto teor de triptofano, que auxiliam na proteção dos neurônios. Na escolha do chocolate amargo, prefira os que têm 70% ou mais de cacau. “O consumo de 40 gramas ao dia já é suficiente”, alerta a nutricionista.
  • cúrcuma contém a curcumina que ajuda a diminuir ansiedade, pois reduz produtos tóxicos no corpo resultante do estresse.
  • vitamina D presente em carnes brancas, peixes (salmão, sardinha e mariscos), ovo, leite, fígado e queijos é de suma importância para o auxílio do combate à depressão, estresse e desânimo.
  • ovo é fonte de vitamina D, excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Ele também contém triptofano (aminoácido essencial) que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, a memória e o comportamento, o que auxilia, indiretamente, no alívio da ansiedade.
  • Os peixes (ricos em gordura): salmão, cavala, sardinha, truta e arenque são ricos em ômega-3, que ajuda a regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação provocada por agressores, como os radicais livres, e promover a função cerebral saudável e podem reduzir os níveis de ansiedade.
  • Semente de abóbora e banana são excelentes fontes de potássio. Elas auxiliam a pressão arterial e, indiretamente ajudam a reduzir os sintomas de stress e ansiedade. 


VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo