quinta-feira, 21 de maio de 2020

Fotografias com máscara estão sendo usadas para treinar algoritmos

O objetivo é treinar sistemas de reconhecimento facial para que sejam capazes de lidar com as faces parcialmente cobertas.

© DR

A pandemia de Covid-19 fez com que milhões de pessoas começassem a usar máscaras de proteção, cobrindo uma grande porção da face usada por sistemas de reconhecimento facial. Segundo o CNet estão sendo criadas bases de dados com fotografias de pessoas com máscara para treinar os algoritmos destes sistemas de reconhecimento facial. 

O objetivo é que estes sistemas sejam capazes de identificar as pessoas mesmo com o uso de máscaras. Uma das empresas atualmente neste processo é a startup Workaround, especializada em Inteligência Artificial (IA) que tem criado bases de dados de fotografias obtidas através do Instagram.
“Ficamos inspirados em todas as empresas que estão lançarndo ferramentas gratuitas e tudo no que possam ajudar. Temos estas imagens públicas do Instagram, por isso podemos usar. Estamos apenas pesquisando e reunindo os dados certos”, apontou o CEO da Workaround, Wafaa Arbash.
Inicialmente foram reunidas três mil imagens mas, neste momento, a startup chegou a um grupo de 1.200 fotografias. Vale notar que não foi pedida qualquer permissão aos autores destas fotografias, com Arbash indicando que, quem não queira ter a sua fotografia recolhida, terá de tornar as suas páginas privadas.
“Não estamos fazendo dinheiro com isto, não tem objetivo comercial. O objetivo e a intenção foi ajudar qualquer engenheiro de ‘data science’ ou ‘machine learning’ que estão tratando de corrigir esta questão e ajudar na segurança pública”, afirmou o executivo.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo