segunda-feira, 18 de maio de 2020

Heroína improvável. Quatro benefícios de comer uma maçã por dia

Já comeu a sua maçã diária?

© DR
Todos conhecemos o dizer: 'comer uma maçã por dia mantém o médico à distância'. Mas, afinal o que torna esta fruta tão vantajosa para a saúde?


Eis, segundo o site especializado Medical Daily, quatro super benefícios da maçã para a saúde, tendo como base a opinião de especialistas e os dados de vários estudos: 
1. Melhora a saúde oral
Os alimentos alcalinos promovem o equilíbrio dos níveis de acidez no organismo e a maçã é uma fruta tremendamente alcalina. 
Comer este alimento aumenta ainda a produção de saliva na boca, eliminando bactérias e resquícios de comida. O que por sua vez reduz o risco de sofrer de mau hálito. 
Dado o seu elevado teor em fibras, a maçã também promove uma melhor saúde oral ao combater a placa bacteriana e atuar como "um esfoliante natural que remove as manchas nos dentes", explica ao Medical Daily o dentista nova iorquino Jonathan Levine. 
A fruta é uma excelente fonte de um dos compostos antioxidantes mais potentes - a quercetina. Uma maçã de tamanho médio contém até 10 miligramas da substância. Segundo um estudo realizado por investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, a quercetina protege ativamente os neurônios. 
Entretanto, uma outra pesquisa realizada em 2015 sugere que há uma correlação direta entre a ingestão de sumo de maçã e uma menor probabilidade de desenvolver doença de Alzheimer. 
3. Ajuda a emagrecer e a manter o peso
O consumo de maçã combate a obesidade, refere um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade Washington State, nos EUA.
De acordo com os dados apurados, as maçãs da variedade Granny Smith são as mais indicadas para quem pretende perder peso.
4. Faz bem ao coração
Investigadores da instituição de ensino superior norte-americana Florida State University afirmam que ficaram "agradavelmente surpreendidos" após conduzirem um estudo que demonstrou que comer maçã regularmente é benéfico para a saúde cardiovascular, reduzindo significativamente o risco de incidência de doenças coronárias. 
Tal ocorre porque esta fruta é extremamente rica em fibras solúveis, que contribuem para a manutenção de níveis baixos de colesterol. Mais ainda, a maçã é abundante em flavonoides que ajudam a diminuir a tensão arterial, assim como o risco de incidência de enfartes. 
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