googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 1 de junho de 2021

Após revisão, Peru quase triplica número de mortes por Covid

 

O Peru tem sido uma das nações mais atingidas pela pandemia de coronavírus na América Latina

© Getty

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo do Peru anunciou nesta segunda-feira (31) a revisão do número de mortes registradas por Covid-19, elevando a cifra a 180.764 óbitos, quase o triplo do divulgado anteriormente -69.342.

A mudança ocorreu após um grupo técnico criado em abril por especialistas peruanos e de órgãos internacionais, como a OMS, propor a alteração dos critérios de contabilização após determinar que "a metodologia atual tem duas limitações que geram subnotificações".

A partir de agora, o balanço contará como casos de morte por Covid-19 aqueles que atenderem a sete critérios estabelecidos, mas também registrará "casos prováveis", que "apresentam vínculo epidemiológico com caso confirmado". Ainda serão considerados óbitos devido à pandemia os "casos suspeitos de Covid-19 que apresentem quadro clínico compatível com a doença".

O Peru tem sido uma das nações mais atingidas pela pandemia de coronavírus na América Latina, o que superlotou hospitais e gerou a falta de tanques de oxigênio em centros médicos. Especialistas há muito alertavam que o verdadeiro número de mortos estava sendo subestimado nas estatísticas oficiais.

"Achamos que é o nosso dever tornar públicas essas informações atualizadas", disse a presidente do Conselho de Ministros do Peru, Violeta Bermudez, em uma entrevista coletiva sobre a revisão. "Graças ao trabalho desta equipe [...] teremos números mais exaustivos que serão muito úteis para monitorar a pandemia e para tomar as medidas adequadas para a enfrentá-la."

As cifras atualizadas estão em linha com os chamados números de mortes em excesso, que os pesquisadores usaram no Peru e em outros países para medir uma possível subnotificação.

O índice de mortes em excesso mede o número total de óbitos durante um período de tempo e o compara com o mesmo período pré-pandemia. Em março, o governo do México admitiu que a cifra de mortes por Covid-19 no país era 60% maior do que a divulgada oficialmente.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo