googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 8 de janeiro de 2022

Edenred Brasil firma parceria com startup eureciclo para diminuir impacto ambiental da emissão de cartões

Grupo estima a reciclagem de 200 toneladas de resíduos em 2021; total equivale a 200% dos materiais usados nos mais de cinco milhões de cartões emitidos pelas marcas em 2020 



Com o objetivo de apoiar a cadeia de reciclagem no Brasil e aumentar a eficiência da coleta de resíduos, a Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, comerciantes e empregados, acaba de firmar uma parceria com a eureciclo, startup que certifica a logística reversa de embalagens e materiais pós-consumo por meio da compensação ambiental. O objetivo da ação é retirar do meio ambiente uma quantidade equivalente a 200% do total de materiais utilizados na produção dos cartões e dos envelopes de suas marcas Ticket, Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas.

“Serão coletadas mais de 200 toneladas de resíduos ainda este ano, entre papel e plástico, quantidade equivalente às emissões de cartões realizadas em 2020. Estamos considerando todo o material da produção até a entrega, como o plástico do cartão, papel do welcome kit e da carta berço (material explicativo do cartão). Só em plástico PVC, as emissões totalizaram 35,3 toneladas”, comenta Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil. Ele explica sobre os materiais que serão reciclados pelo Grupo e a dificuldade na logística reversa de cartões de PVC. “Estamos buscando formas de realizar a reciclagem em larga escala e uma alternativa para a logística reversa dos cartões, nosso primeiro passo para solucionar o impacto ambiental e incentivar a cadeia de reciclagem no Brasil. No caso dos papéis, reciclaremos exatamente o mesmo tipo material”, completa o executivo. A ação se repetirá com os volumes de cartões emitidos em 2021, e está prevista para ocorrer a partir de janeiro de 2022.

Viabilizado pela Edenred, todo o processo será realizado pela eureciclo por meio das parcerias com cooperativas e operadores de reciclagem em todo o Brasil. Os profissionais atuam fazendo a separação dos resíduos e encaminhando-os para a indústria novamente, e recebem uma remuneração mais alta que a do mercado, valorizando a cadeia e levando melhoria a todas as pontas. 

A plataforma da certificadora rastreia e valida as notas fiscais e fornece os Certificados de Reciclagem que comprovam a venda dos materiais equivalentes, para garantir transparência e segurança, em um processo auditado “A renda extra dos operadores chega a 11% e os investimentos são usados nas maiores necessidades desses parceiros, como no aumento da capacidade, com a compra de equipamentos, veículos e contratação de mais funcionários; nas despesas gerais de coleta, salários, estrutura, equipamentos de segurança; ou em melhorias das instalações”, esclarece Aguirre.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, o País é o quarto maior produtor de lixo do mundo, com 79 milhões toneladas coletadas em 2019, sendo apenas 3% desse montante reciclado, seja pela falta de coleta seletiva e/ou disposição incorreta em lixões e aterros. Hoje, as cooperativas de reciclagem e os catadores são responsáveis por 90% do volume reaproveitado. “Existem mais de 800 mil catadores no Brasil que dependem financeiramente da coleta de resíduos e de parcerias como essa, que fomentam uma economia circular e contribuem com o aumento dos índices de reciclagem – processo que reduz a poluição ambiental e a emissão dos gases de efeito estufa, além da exploração de recursos naturais”, comenta o Vice-Presidente do Grupo.

“O incentivo às ações de sustentabilidade e à reciclagem, mais especificamente, dependem de parcerias como essa. Unindo os objetivos e forças temos chance de tornar o resultado mais relevante. O impacto que a atuação da Edenred com a eureciclo está causando com a reciclagem de mais de 200 toneladas de resíduos, é um exemplo. É assim que podemos realmente fazer a diferença”, explica João Simons Barbosa de Oliveira, Novos Negócios na eureciclo.

A compensação de resíduos emitidos e a coleta de outros materiais, a fim de diminuir o impacto do meio ambiente, fazem parte da estratégia global de Sustentabilidade da Edenred, o Ideal, que é colocada em prática no pilar Ideal Planet. O Grupo assumiu o compromisso de até 2030 ter 70% de serviços ofertados por meio de eco-soluções, ou seja, utilizando materiais reciclados, com selos de origem renovável bem como fazendo a logística reversa de seus resíduos. “O cartão de PVC é uma questão ambiental delicada, pois são mais de 250 milhões de unidades em circulação no país, se considerarmos apenas cartões de crédito e débito, e não há um programa ou obrigação legal de reciclagem para esse item. Faz parte desta ação buscarmos também alternativas para a reciclagem e logística reversa de nossos cartões e demais materiais enviados fisicamente aos clientes”, finaliza Aguirre.


Thais Silva /rpmacomunicacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo