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domingo, 2 de janeiro de 2022

Vertem aponta tendências para o mercado de varejo em 2022

Empresa focada no desenvolvimento de ecossistemas de negócios aponta estratégias para engajar e fidelizar clientes no próximo ano 

@gettyimages


São Paulo, dezembro de 2021 - Com uma grande procura  por soluções digitais, experiências que vão além de um produto de qualidade e um consumidor altamente exigente, os varejistas se preparam cada vez mais para atender às demandas do mercado no próximo ano. 

Para Emerson Moreira, CEO da Vertem, primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas de negócios, mais uma vez, vemos um mercado em que as soluções tecnológicas desempenham papel importantíssimo no futuro do setor. “Com a tecnologia intrínseca nas demandas do varejo, é possível observarmos tendências que pedem ainda mais eficiência. Quando colocadas em prática, vemos um aumento de lealdade dos clientes à marca e, consequentemente, um aumento nos lucros.”

Moreira listou abaixo quatro das principais tendências para o mercado varejista em 2022:

Experiência phygital 

Os meios tecnológicos ganharam espaço significativo na vida do consumidor. Com o avanço da vacinação e retomada gradativa do presencial, o consumo físico também volta a retomar sua importância e, agora, vemos a coexistência das duas realidades: o físico e o digital. O termo phygital faz referência à integração entre os dois ambientes, proporcionando sua essência por meio da promoção de uma experiência híbrida. Incorporado nas estratégias omnichannel, conceito que defende a integração entre todos os canais de uma mesma empresa ou marca, o phygital se adapta à necessidade do consumidor, promovendo uma experiência personalizada, de maior qualidade e, consequentemente, aumentando a chance de fidelização do cliente. 

Customer centricity

Oferecer apenas um produto de qualidade com um bom custo benefício já não é mais o suficiente e a experiência oferecida na hora da compra passou a fazer toda a diferença. O termo customer centricity defende o cliente como centro de ações de uma determinada empresa ou marca, ou seja, todas as decisões tomadas devem levar em consideração o que é melhor para o seu público. O foco no consumidor deve ter início no planejamento de um processo de vendas e ser continuado até a estratégia pós-venda, afinal, essa experiência customizada é o que vai ajudar para que o cliente seja fidelizado. Para o CEO, empresas que trabalham fielmente com customer centricity não somente aumentam a fidelização do público, mas também ganham mais credibilidade e boa reputação, além de diminuir o CAC - custo de aquisição de cliente. 

Preocupação com iniciativas ESG 

Apesar do seu surgimento em 2004, a sigla que representa práticas sociais, ambientais e de governança passou a ganhar força apenas nos últimos anos. As empresas se viram em uma situação na qual a maneira como atuam e os princípios que pregam são tão importantes quanto os serviços oferecidos, principalmente frente à uma geração cada vez mais criteriosa na hora da compra. Adotar práticas que apoiem o ESG traz benefícios de fidelização do cliente, boa reputação, além de uma margem de apoio para possíveis investidores. Segundo Emerson, no momento atual, é necessário perceber que as empresas estão todas inseridas em um mesmo ecossistema e que trabalhar em prol desse ecossistema  passa a ser uma necessidade. 

Investimento em cibersegurança 

De acordo com a Fortinet, empresa especializada em segurança digital, foram registradas mais de 16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil apenas no primeiro semestre do ano. A pandemia de Covid-19 impulsionou o consumo através do comércio digital, o que consequentemente acarretou no aumento de riscos de insegurança online tanto para quem compra quanto para quem vende. Apesar da visível contenção da pandemia ao redor do mundo, a probabilidade é que as compras on-line continuem sendo preferência por parte do público consumidor, o que demanda um alto investimento em soluções de segurança cibernética para o próximo ano. 

 

Sobre o Grupo Vertem e a LTM

A Vertem é a primeira holding focada no desenvolvimento de ecossistemas para ajudar empresas a expandir seus resultados por meio da transformação digital. Em um processo coordenado entre as áreas de Loyalty, Data e Tech, a Vertem destrava novas possibilidades de soluções corporativas e interdependentes, para impulsionar ecossistemas de negócios de forma integrada e funcional.

A LTM é líder no segmento de fidelidade B2B2C, com o maior e mais completo marketplace omnichannel de recompensas do Brasil. Com 13 anos de mercado, conta em seu portfólio com grandes clientes, como Santander, Unilever, Vivo, Shell, Porto Seguro, Tokio Marine e Avon. A empresa cuida de toda a gestão de programas de fidelidade, desde a campanha até a entrega dos prêmios ao consumidor final.

Possui um portfólio completo de soluções para o desenvolvimento e gerenciamento de programas de incentivo e fidelidade. Oferece produtos e ferramentas exclusivos para o resgate de prêmios on-line e off-line, que atendem às diversas necessidades dos programas de relacionamento, incentivo e fidelização. Com mais de 1 milhão de opções de prêmios, dispõe de experiências atraentes, relevantes e positivas para os clientes.

Fazem parte da Vertem, além da LTM, as startups Aberto, focada na segmentação de ofertas diretamente no PDV; Devpartner, que provê tecnologia; e Premmiar, que é a plataforma para soluções de premiação. 

Por Julia Souza/RPMA Comunicação

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