googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Infecção por Covid-19 aumenta risco de coágulos sanguíneos, diz estudo

O documento foi publicado no British Medical Journal

© Shutterstock


A Covid-19 aumenta o risco de trombose venosa profunda até três meses após a infecção, de embolia pulmonar até seis meses depois e de um evento hemorrágico até dois meses, sugere um estudo sueco publicado esta quinta-feira, 7 de abril, no British Medical Journal.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores da Universidade de Umeå, na Suécia, identificaram mais de um milhão de pessoas no país infectadas pela Covid-19 entre 1 de fevereiro de 2020 e 25 de maio de 2021. De seguida, classificaram-nas por idade, sexo e local de residência, comparando-as com o grupo de controle, constituído por quatro milhões de pessoas que não foram infectadas. A partir desses dados, calcularam as taxas de trombose venosa profunda, embolia pulmonar e hemorragia entre as pessoas contagiadas ao longo desse período e compararam-nas com as restantes.

O risco, segundo os autores do estudo, foi maior em indivíduos com comorbidades e que sofreram de Covid grave, sobretudo durante a primeira onda de infecções.

"Mesmo as pessoas com sintomas leves e que não necessitam de ser hospitalizadas podem ter um pequeno aumento no risco" de coágulos sanguíneos", alerta Frederick Ho, professor na Universidade de Glasgow, no Reino Unido, citado pelo The Guardian.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo