googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Quatro milhões de pessoas são afetadas por inundações na Índia

O número de acampamentos e de refugiados duplicou desde a última segunda-feira (25)

© Reuters
Cerca de quatro milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e inundações que há dias assolam o norte da Índia, e já causaram mais de 200 mortos desde o início da monção, anunciaram nesta sexta-feira (29) fontes oficiais. O período das cheias iniciou-se em junho.

O Estado indiano de Bihar é um dos mais afetados com cerca de 2,2 milhões de pessoas afetadas em 1.800 localidades, a maioria no norte, informou o Departamento de Desastres Regional, em um comunicado.
Aquele departamento, que calcula um número de 26 mortos, acrescentou que cerca da metade dos terrenos agrícolas, continuam alagados em Bihar.
Em outro Estado atingido, Assam, há cerca de 1,8 milhões de afetados, dos quais 230.000 continuam refugiados em mais de meia centena de acampamentos de emergência abertos pelas autoridades.
Segundo o último balanço da Autoridade de Gestão de Desastres de Assam (ASDMA), o número de localidades submersas na região chega quase às 3.400, e as inundações afetam quase todos os distritos.
O número de acampamentos e de refugiados duplicou desde a última segunda-feira (25), por causa do agravamento da situação na região, assolada por inundações e fortes precipitações desde há várias semanas.
Pelo menos cinco pessoas morreram quinta-feira (28) no Estado em incidentes relacionados com as chuvas, segundo a ASDMA.
Com estas mortes, o número de vítimas fatais desde o início da época das chuvas, há dois meses, já chegou em 207, a maioria no estado de Bengala, disse o assessor de Operações da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), Anuraq Gupta.
A Força Nacional de Resposta a Desastres mobilizou 13 equipes de resgate em Assam e outras nove em Bihar, onde evacuaram centenas de pessoas, revelou o ministério do Interior indiano num comunicado.
Estes incidentes meteorológicos são habituais no sul da Ásia na época de mais intensidade das chuvas, entre julho e agosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo