googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Protestos em Gaza deixam quatro mortos e vários feridos

Segundo as mesmas fontes, pelo menos dez outros palestinos sofreram ferimentos provocados por balas

© DR

Quatro palestinos foram mortos a tiros, nesta sexta-feira (26), pelo Exército israelita em Gaza, durante protestos e confrontos junto à barreira de segurança que separa o enclave de Israel, informaram fontes médicas palestinas. Segundo as mesmas fontes, pelo menos dez outros palestinos sofreram ferimentos provocados por balas.


As vítimas mortais, todos homens com idades compreendidas entre os 22 e os 27 anos, foram mortos em incidentes separados registrados ao longo da barreira de segurança.
Uma das vítimas mortais, um homem de 27 anos, identificado como Mohamed Abdul Nabi, foi atingida com um tiro na cabeça quando estava junto da barreira de segurança a leste da cidade de Jabalia, na zona norte do enclave palestino controlado pelo movimento radical Hamas desde 2007, precisou o porta-voz do Ministério da Saúde palestiniano em Gaza, Achraf al-Qodra.
Desde 30 de março, palestinos se manifestam todas as sextas-feiras junto à barreira de segurança que separa a Faixa de Gaza do território israelita, alguns queimando pneus ou atirando pedras contra os soldados israelitas, no âmbito dos protestos conhecidos como "Marcha do Retorno".
Estes protestos visam denunciar o bloqueio israelita imposto à Faixa de Gaza há mais de 10 anos e exigir o direito de regresso dos palestinos às terras de onde fugiram ou foram expulsos quando o Estado hebreu foi criado em 1948.
Os soldados israelitas têm respondido com gás lacrimogêneo e fogo real. Desde o início dos protestos morreram pelo menos 212 palestinos e mais de 20 mil ficaram feridos, muitos deles atingidos por balas reais. Um soldado israelita foi morto por um atirador furtivo palestino no mesmo período. Com informações da Lusa.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo