googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Pessoas com mais de 40 anos não deveriam trabalhar mais de três dias

Um grupo de pesquisadores concluiu que a performance cognitiva vai diminuindo à medida que o número de horas de trabalho aumenta para além das 25 horas

@DR
Quantas vezes já pensou que gostaria que a semana de trabalho fosse mais curta? Um grupo de pesquisadores debruçou-se sobre essa questão e a ciência está a seu favor. Um estudo concluiu que as pessoas com mais de 40 anos são mais produtivas se trabalharem três dias por semana ou menos.

O relatório publicado no Melbourne Institute Worker Paper divulga um estudo em que os pesquisadores entrevistaram três mil voluntários do sexo masculino e 3500 do sexo feminino. Segundo o Newser, foi pedido aos participantes que analisassem os seus hábitos de trabalho, memória, raciocínio executivo e raciocínio abstrato.
Foram ainda realizados testes cognitivos onde os voluntários tiveram de ler um texto ao contrário, ler palavras em voz alta e fazer corresponder letras e números sob pressão de tempo. O HuffPost explica que os pesquisadores foram aumentado o número horas de trabalho até às 25 horas e a capacidade cognitiva ia melhorando também. Porém, depois das 25 horas, a performance começava a decair tanto nos homens quanto nas mulheres.
Mas há mais. O estudo concluiu que os voluntários que trabalham 55 horas por semana mostraram que os resultados cognitivos são piores do que os das pessoas que estão aposentadas ou desempregadas.
Colin McKenzie, co-autor do estudo e professor da Universidade Keio, explicou ao The Times que "muitos países vão aumentar a idade da aposentadoria, adiando a idade em que as pessoas são elegíveis para começar a receber benefícios". Ora, "o grau de estímulo intelectual pode depender do horário de trabalho. O trabalho pode ser uma 'faca de dois gumes', pois pode estimular a atividade cerebral, mas, ao mesmo tempo, longas horas de trabalho podem causar fadiga e stress, o que potencialmente danifica as funções cognitivas". 
Os estudos desenvolvidos pelo docente permitem assim concluir que "as diferenças no horário de trabalho são importantes para manter o funcionamento cognitivo em adultos de meia-idade e idosos" e que trabalhar em período parcial pode "ser eficaz na manutenção da capacidade cognitiva".
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo