domingo, 9 de fevereiro de 2020

Irã lançará "nas próximas horas" um satélite de observação científica

O Irã irá lançar "nas próximas horas" um novo satélite de observação científica, anunciou hoje o ministro das Telecomunicações

@dr
"A contagem decrescente começou para o lançamento do #Zafar_Satellite nas próximas horas", disse o ministro, Mohammad Javad Azari Jahromi, no Twitter.
O chefe da agência espacial iraniana, Mortèza Bèrari, indicou a 1 de fevereiro à AFP que a construção do satélite Zafar "começou há três anos, com a participação de 80 cientistas iranianos".
O programa de satélites da República Islâmica tem preocupado os países ocidentais, mas Bèrari assegurou que o Irão defende "o uso pacífico do espaço" e que todas as suas atividades "no domínio espacial são transparentes".
O aparelho, com 113 quilogramas e capaz de realizar 15 voltas completas à Terra por dia, deve ser colocado em órbita a 530 quilômetros da Terra pelo foguetão Simorgh, acrescentou Bèrari, precisando que o satélite foi concebido para estar operacional "mais de 18 meses".
A sua principal missão será "recolher imagens", disse, enfatizando as necessidades do Irã nesta área, em particular para estudar e prevenir terramotos e desastres naturais e desenvolver a sua agricultura.
"Este é um novo passo para o nosso país" disse Bèrari, lembrando que, no ano passado, o Irão já havia conseguido colocar um satélite em órbita a 250 quilómetros da Terra.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo