quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Cerca de 100 baleias morrem encalhadas na costa da Nova Zelândia

Animais foram encontrados no domingo, nas Ilhas Chatham. Entre os cetáceos estavam também três golfinhos.

© Reuters

Cerca de 100 baleias-piloto e três golfinhos foram encontrados mortos, encalhados, nas Ilhas Chatham, a cerca de 800 quilômetros da costa leste da Nova Zelândia no últimodomingo.

O anúncio da tragédia foi feito apenas hoje, dia 25 de novembro, pelo Departamento de Conservação da Nova Zelândia.

De acordo com a Sky News a maioria dos animais ficaram presos nos areais das praias deste arquipélago.

Apesar de terem conhecimento do que estava acontecendo, as operações de resgate foram prejudicadas pela localização remota da ilha. Só três horas depois é que as equipes conseguiram chegar ao local e já não havia nada a fazer.

“Apenas 26 das baleias ainda estavam vivas quando chegamos. Estavam fracas e levaram uma injeção para morrer”, informou Jemma Welch, que trabalha no departamento.

A investigadora explicou ainda à publicação britânica que as autoridades foram obrigadas a tomar a decisão devido às condições do mar e pelo fato destes animais poderem atrair grandes tubarões brancos para as praias em questão, por estarem doentes.

Posteriormente, foi realizada uma cerimônia para homenagear o "espírito" das baleias, cujos cadávaresserão deixados no local onde morreram, para se decompor naturalmente.

Há décadas que os cientistas estudam estes fenômenos, mas ainda não são conhecidas as razões que levam a que grupos de baleias venham para a costa para morrer.

Em 1918, foram mais de mil os cetáceos encontrados mortos nestas mesmas ilhas. No final de setembro, pelo menos 380 foram encontradas mortas junto à costa australiana.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo