googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Covid-19: Rússia notifica mais de 22 mil novos casos e 442 mortes

Desde o início da pandemia há a lamentar 33.931 vítimas mortais no país.

© Getty Images

De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira a Rússia registrou 22.410 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.971.013.

Já em termos de vítimas mortais, o número continua a subir, tendo sido registradas 442 mortes nas últimas 24 horas, um novo recorde (ontem foram contabilizados 303 óbitos).

Desde o início da pandemia, morreram33.931 pessoas vítimas da Covid-19 no país.

A Rússia é o quinto país do mundo com mais casos confirmados, depois dos Estados Unidos, Índia, Brasil e França.

Do total de casos detectados no último dia no país, 5.556 (24,8%) são assintomáticos, segundo as autoridades de saúde.

De acordo com o gabinete de crise para a gestão da pandemia na Rússia, durante o último dia 22.055 pacientes receberam alta, mais do que em qualquer outro dia desde o início da pandemia.

Aletalidadeda doença na Rússia é muito mais baixa do que em outras partes do mundo, já que as autoridades russas apenas listam os casos em que a autópsia identifica o novo coronavírus como causa principal da morte.

Os dados demográficos para o período de março setembro de 2020 mostram um excesso de mortalidade de 117.107 óbitos em relação ao mesmo período de 2019 no país.

Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, disse que 84% das camas hospitalares dedicados ao novo coronavírus estavam ocupados.

Se a capital russa continua a ser o epicentro do novo coronavírus no país, a situação é cada vez mais preocupante nas províncias, que hoje concentram três quartos dos novos pacientes, mas têm o sistema de saúde muitas vezes dilapidado e hospitais mal equipados.

Na região deIvanovo, a nordeste de Moscou, o ministro Regional da Saúde, ArtourFokine, admitiu que os necrotérios estavam sobrecarregados.

Segundo o jornal independente Novaï a Gazeta, as farmácias de várias regiões também carecem de medicamentos prescritos para combater os sintomas daCovid-19 ou da gripe.

Os vídeos que circulam nas redes sociais também estão crescendo, mostrando hospitais onde os pacientes devem ser atendidos nos corredores.

A Rússia, Moscou em particular, impôs medidas restritivas muito rígidas para conter a epidemia na primavera. Neste outono, as autoridades deixaram às regiões a escolha das medidas e apenas a Buriácia(Sibéria) ordenou o confinamento de 16 a 30 de novembro.

Na segunda-feira, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, culpou as comunidades regionais por terem demorado a reagir.

"Na maioria das áreas onde a situação é tensa, o motivo está na decisão tardia de impor medidas. Põe em risco a vida das pessoas, coloca o sistema de saúde sob pressão", disse Mishustin.

Por enquanto, Moscou descarta a imposição de um confinamento para os seus habitantes como o que foi decretado na primavera, mas anunciou uma série de restrições que vigorarão pelo menos até 15 de janeiro.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo