googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de março de 2022

Ataques a civis e a hospitais na Ucrânia podem configurar crimes de guerra, diz Bachelet

Michelle Bachelet fez duras críticas aos ataques da Rússia

© Getty Images


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Rússia pode ter cometido crimes de guerra ao matar civis e destruir hospitais em ataques a cidades ucranianas, disse Michelle Bachelet, principal autoridade de direitos humanos da ONU, nesta quarta-feira (30), em discurso no Conselho de Direitos Humanos do órgão.

"Casas e prédios administrativos, hospitais e escolas, estações de água e sistemas de eletricidade não foram poupados", disse ela. "Ataques indiscriminados são proibidos pelo Direito Internacional Humanitário e podem constituir crimes de guerra."

Bachelet disse que seu escritório recebeu denúncias de que forças russas usaram munições de dispersão, em que fragmentos de balas tomam rotas indiscriminadas, pelo menos 24 vezes. O órgão também investiga o uso de munição de dispersão por parte da Ucrânia.

Segundo ela, seu escritório, onde trabalham 60 observadores da ONU, registrou 77 episódios em que instalações médicas foram danificadas, incluindo 50 hospitais.

Em seu discurso, Bachelet também expressou preocupação com os vídeos que circulam em redes sociais mostrando interrogatórios de prisioneiros de guerra por forças ucranianas e russas.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo