googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 31 de março de 2022

Rússia diz que fará cessar-fogo em Mariupol para facilitar corredores humanitários

Autoridades locais afirmam que o número de civis mortos no município já passa de 5.000.

© Getty


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, nesta quarta-feira (30), que vai instaurar um cessar-fogo em Mariupol, a partir das 10h desta quinta (31) -no horário local, 4h em Brasília. A cidade está sob forte cerco há semanas, e se multiplicam os relatos de completa destruição. Autoridades locais afirmam que o número de civis mortos no município já passa de 5.000.

De acordo com o governo de Moscou, a medida deve facilitar a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporíjia, a 220 quilômetros de Mariupol. Para que isso seja possível, porém, segundo o ministério, as autoridades ucranianas devem enviar uma notificação por escrito dizendo que aceitam parar temporariamente o conflito armado na região. A condição é que a mensagem chegue até as 6h do horário local e encaminhada também ao Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) e para a Cruz Vermelha.

Não está claro o período de duração desse eventual cessar-fogo a ser implantado.

Moscou pediu ainda que o Exército ucraniano se comprometa a garantir a segurança das caravanas de ônibus que seguirão para Zaporíjia -Kiev tem alegado que os russos é que tem dificultado o trânsito desses veículos. Até a publicação deste texto não havia resposta oficial das autoridades ucranianas.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo