googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 17 de julho de 2016

Turquia prende militar próximo a Erdogan; presos chegam a 6 mil

Ali Yazici, um militar de alta patente, atuava como uma espécie de assistente do presidente

© Reuters
O ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, afirmou que chegou a 6.000 o número de presos suspeitos de apoiarem a tentativa de golpe contra o governo de Racep Yayyip Erdogan. Entre eles está Ali Yazici, um militar de alta patente que atuava como uma espécie de assistente do presidente para fins militares, segundo a CNN turca.

No sábado (16), o governo turco havia anunciado que o números de presos era de 2.800. Além disso, já havia expurgados 2.750 juízes suspeitos de ligações com os organizadores do levante militar.
Além de Yazici, foi preso outro militar de alta patente, o general Bekir Ercan Van, que comandava a base aérea de Incirlik, de onde saem ataques aéreos da coalizão que luta contra o Estado Islâmico.
Em discurso neste domingo (17) durante um funeral para as vítimas da tentativa de golpe, Erdogan prometeu continuar a limpar o "vírus" de todas as instituições do Estado.
Em entrevista à CNN, o vice-primeiro-ministro do país afirmou que ainda está sendo investigado quem foi a cabeça da tentativa de tomada de poder. "Ainda vamos jogar luz sobre a hierarquia deste golpe".
O chefe da diplomacia francesa, Jean-Marc Ayrault, alertou em uma entrevista na televisão que a tentativa de deposição não dá a Erdogan um "cheque em branco" para agir contra seus adversários e desejou que a lei seja seguida. Segundo ele, Bruxelas deve pedir nesta segunda (18) que Turquia deve siga os "princípios democráticos da Europa" ao punir os suspeitos de conspirar contra o Estado.
Nesta madrugada, uma multidão de apoiadores de Erdogan gritou pelo enforcamento dos suspeitos durante uma vigília nas ruas que lotou a praça Taksim, no centro de Istambul. Há três anos, o local foi cena de grandes protestos anti-governo.

Os apoiadores de Erdogan, hasteando bandeiras turcas, também Uma pequena multidão reuniu-se do lado de fora dos portões de seu amplo palácio presidencial na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo