googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Há uma inesperada relação entre coçar os olhos e a perda de visão

Este hábito conduz a uma doença dos olhos ainda pouco conhecida da maioria das pessoas, mas que, se não for tratada no tempo devido, pode provocar uma acentuada perda de visão.

© Shutterstock


Coçar os olhos pode provocar queratocone, uma doença que pode deturpar a visão de ambos os olhos e que causa "acentuada e grave baixa de visão", alerta Maria João Quadrado, chefe da secção de Córnea e Cirurgia Refrativa do Centro Universitário e Hospitalar da Universidade de Coimbra (CHUC), responsável do bloco operatório de Oftalmologia do CHUC e oftalmologista na Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

Segundo a especialista, esta doença é "frequentemente hereditária" e surge, normalmente, durante a infância/adolescência ou no início da vida adulta e estabiliza na terceira década de vida. Mas o seu aparecimento depende também de estímulos externos, como o coçar dos olhos. 

Se não for tratada no devido tempo, "a correção da visão, mesmo com óculos, pode ser impossível", diz, ressaltando que "a doença vai piorando com o tempo".

Maria João Quadrado refere que existem, atualmente, tratamentos "que podem estabilizar e regularizar a córnea", evitando o transplante

O queratocone é uma doença que leva à distorção em forma de cone da córnea, a nossa "lente natural", com uma forma semelhante a uma "semiesfera", responsável pela refração da luz no globo ocular. "É responsável pela mudança de direção da luz quando esta entra no globo ocular, fazendo-a chegar ao ponto de focagem, que é a fóvea, localizada na retina. O nervo ótico leva então essa informação ao cérebro, onde é processada e finalmente convertida numa imagem", explica. 

No queratocone, a córnea fica distorcida e irregular, com a forma de um cone. Essa alteração distorce a entrada de luz e origina uma visão muito deturpada. Os doentes apresentam problemas nas imagens (imagem-fantasma), que por isso ficam muito desfocadas. As luzes dos carros, por exemplo ficam muito “fortes”, o que faz com que tenham dificuldades em conduzir à noite. Os doentes com queratocone apresentam diminuição acentuada da visão, imagens duplas e alta sensibilidade à luz. Coçar frequentemente os olhos (fator mecânico), alergias, asma e rinite são fatores de risco.

A médica afirma que, com o aumento da procura da cirurgia refrativa por laser para corrigir a miopia, aumentou também o grau de alerta para esta doença. "O queratocone é uma contra-indicação absoluta para a cirurgia por laser Excimer", avisa.

"É preciso levar bem a sério o ato de coçar os olhos", salienta. "Muitas crianças acabam  se viciando nesse comportamento, que não pode ser desvalorizado. Os pais precisam levar os seus filhos ao oftalmologista de forma a identificar a causa dessa situação e tratá-la adequadamente."

 Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo