terça-feira, 8 de março de 2022

'Bomba relógio'! Estalos no pescoço podem ter desfecho fatal

A maioria destes tais 'tlaques' são inofensivos, mas...

© Shutterstock

Tem a mania de constantemente estalar o pescoço? A maioria destes 'estalos' são inofensivos. No entanto, deve estar atento caso estes se tornem persistentes. Estes sons produzidos ao virarmos o pescoço podem ser um gatilho menos conhecido para um acidente vascular cerebral (AVC), segundo uma especialista contatada pelo jornal Express.

Estes 'estalos' são frequentes no tratamento osteopático, recomendado para aliviar o espasmo muscular e alongar o músculo. Porém, deve ser feito por um osteopata devidamente credenciado. "Se for feito de forma errada, especialmente quando é aplicada muita pressão, pode causar um AVC em casos raros", alerta a médica Monika Wassermann, da oliolusso. A explicação? Podem formar-se coágulos sanguíneos.

Recorde-se que o AVC resulta da lesão das células cerebrais, que morrem ou deixam de funcionar normalmente, pela ausência de oxigênio e de nutrientes na sequência de um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico) ou porque são inundadas pelo sangue a partir de uma artéria que se rompe (AVC hemorrágico).  Os sinais de alerta mais comuns são o desvio do rosto, a falta de força num dos lados do corpo, quer seja no braço ou na perna. 

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo