googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 3 de março de 2022

Variante Ômicron diminui rapidamente eficácia da Pfizer em crianças

É o que diz um estudo recentemente divulgado e que aguarda revisão pelos pares.

© Shutterstock

A Ômicron, uma das variantes do coronavírus que causa a Covid-19, reduz rapidamente a eficácia das vacinas contra a transmissão da infecção em crianças com idades entre os cinco e os 11 anos, alerta um estudo divulgado nesta segunda-feira na plataforma medRxiv, que aguarda revisão pelos pares. No entanto, os investigadores insistem que a vacina continua sendo fundamental para evitar casos graves entre esta faixa etária. 

Segundo o Departamento de Saúde de Nova York, nos Estados Unidos, que realizou o estudo, a proteção conferida pela Pfizer cai de 68% para 12% após um mês em crianças com menos de 11 anos. Quanto às hospitalizações, a eficácia cai de 100% para 48%, acrescenta.

A eficácia da vacina da Pfizer foi mais duradoura em crianças entre os 12 e 17 anos. Um mês após a segundo dose do imunizante, a proteção diminuiu de 66% para 51%. Para o mesmo grupo, a eficácia contra hospitalizações caiu de 85% para 73%.

Estes resultados baseiam-se na análise de dados do sistema de saúde de Nova York de dezembro até 30 de janeiro de 2022. No total, 365.502 crianças entre os cinco e os 11 anos (23,4%) e 852.384 dos 12 aos 17 anos (62,4%) foram totalmente vacinadas durante este período.

Recorde-se que a variante Ômicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi pela primeira vez detectada em novembro, na África do Sul. No início de dezembro, os médicos sul-africanos haviam dito que a dor lombar era um dos sintomas da variante.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo