googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Microplásticos descobertos pela primeira vez na neve da Antártida

Este novo estudo encontrou, na neve da Antártida, mais de uma dúzia de tipos diferentes de plástico. O PET, utilizado para fabricar garrafas de bebidas, foi o mais recorrente.

© Reuters


A pureza da neve não pode mais ser considerada uma garantia, de acordo com as mais recentes pesquisas conduzidas na Antártida. As mesmas, de acordo com a Sky News, identificaram a presença de microplásticos em neve acabada de cair do céu.

O estudo em causa, publicado na revista científica 'The Cryosphere', ressaltou a "extensão da poluição de plástico a nível global" - identificando, em média, 29 partículas de microplástico por litro de neve derretida.

A concentração identificada foi até mais elevada do que a registrada no Mar de Ross, na Antártida, bem como no gelo marinho da região.

Minúsculas partículas de plástico - que são, na verdade, fragmentos de artigos do quotidiano - tinham já sido anteriormente encontradas na água e no gelo marinhos, bem como no sangue humano. Porém, é a primeira vez que estes microplásticos são identificados em neve fresca.

Este novo estudo encontrou, na neve da Antártida, mais de uma dúzia de tipos diferentes de plástico. O PET, utilizado para fabricar garrafas de bebidas, foi o mais recorrente.

"É incrivelmente triste, mas encontrar microplásticos na neve fresca da Antártida realça a extensão da poluição de plástico, mesmo nas regiões mais remotas do mundo", explicou Alex Aves, estudante de doutorado na Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, que esteve envolvido na investigação.

"Recolhemos amostras de neve em 19 locais da região de Ross Island, na Antártida, e encontramos microplásticos em todos eles", acrescentou ainda o investigador.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo