quinta-feira, 9 de junho de 2022

Ômicron. Nova vacina da Moderna produz oito vezes mais anticorpos

A versão atualizada do imunizante estará disponível em setembro.

© HAZEM BADER/AFP via Getty Images


Os resultados preliminares de um ensaio clínico da Moderna mostraram que a nova versão da vacina contra a Covid-19 produz uma resposta de anticorpos mais robusta. Segundo a farmacêutica, confere oito vezes mais anticorpos contra a variante ômicron, em comparação com uma dose de reforço do atual imunizante. A expectativa é que a vacina esteja disponível em setembro.

Em comunicado, a Moderna explica que se trata de uma vacina bivalente que inclui informações da estirpe original do vírus. Isso significa que combate o vírus original, a variante Ômicron e as suas subvariantes.

"Iremos enviar estes dados preliminares e análises aos órgãos reguladores com a esperança de que o reforço bivalente esteja disponível no final do inverno", destacou o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, na mesma nota. 

O estudo da Moderna envolveu 437 participantes: um dos grupos recebeu a versão para a Ômicron como segunda dose de reforço (quarta dose) e a outra metade a vacina original. A nova fórmula foi bem tolerada por todos os voluntários e não foram registrados efeitos secundários graves. O número de anticorpos produzidos para outras variantes, como a Delta e a Alfa, também foi maior.

Já a Pfizer/BioNTech tem em andamento um estudo sobre um reforço específico para a variante Ômicron e conta ter dados em breve.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo