googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Desnutrição cresce no país e afeta de forma mais grave meninos negros

Há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade

© Shutterstock

A desnutrição entre crianças de 0 a 19 anos cresceu, no Brasil, entre os anos de 2015 e 2021, afetando de forma mais grave os meninos negros.

De acordo com o Panorama da Obesidade de Crianças e Adolescentes, divulgado nesta terça-feira, pelo Instituto Desiderata, há um crescimento da fome nos últimos anos, levando à desnutrição em todos os grupos etários, de 0 a 19 anos de idade.

De acordo com o levantamento, o índice de desnutrição caiu de 5,2%, em 2015, para 4,8%, em 2018, aumentando a partir daquele ano em todos os grupos etários acompanhados pelo Sistema Único de Saúde. Em 2019, essa taxa subiu para 5,6%,  e está em 5,3%, em 2021.

A desnutrição entre meninos pretos e pardos, entretanto, foi dois pontos percentuais acima do valor observado entre meninos brancos, ampliando a diferença a partir de 2018.

Já entre os meninos brancos, a curva foi inversa, com redução do percentual da desnutrição a partir de 2019.

Elaborado a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, gerados pelas unidades do SUS, o Panorama mostra aumento da insegurança alimentar de 2015 a 2021, aumentando as incidências de desnutrição e também de obesidade.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo