segunda-feira, 11 de julho de 2022

Rio Tietê fica coberto de espuma branca e tóxica em Salto (SP)

A espuma se forma a partir de resíduos de materiais que são jogados no Tietê em São Paulo

© Paulo Whitaker/Reuters


RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - O rio Tietê, no trecho que corta a cidade de Salto, no interior de São Paulo, voltou a ficar prejudicado neste domingo (10) com o surgimento de uma espuma branca, que cobriu totalmente a água em alguns pontos.


Foi, pelo menos, a quarta vez que o problema foi registrado nos últimos dez meses. Em outras oportunidades, em menor frequência, a água chegou a ficar preta na parte do Tietê que corta o município turístico.

A espuma se forma a partir de resíduos de materiais que são jogados no Tietê em São Paulo, de acordo com ambientalistas, e que aparece normalmente depois de uma estiagem prolongada.

Quando registrada anteriormente, a Cetesb (companhia ambiental paulista) disse que o fenômeno é frequente na região de Salto e está associado à baixa vazão da água e a presença de esgoto doméstico não tratado.

A falta de oxigênio da água dificulta a degradação do detergente doméstico e o problema poderia ser solucionado com a implantação de sistemas adequados de esgotamento sanitário, incluindo a coleta, afastamento, tratamento e disposição final dos esgotos domésticos.

As chuvas também costumam ajudar na degradação e evitar a formação das espumas.

O volume de espuma deste domingo ocorreu 70 dias depois do último aparecimento em Salto e foi o segundo registro em 2022. No segundo semestre do ano passado, o fenômeno aconteceu em 13 de novembro e em 13 de outubro.

Em agosto do ano passado, Salto registrou outro problema envolvendo a água do Tietê: depois de uma chuva na capital, ela ficou preta, pela terceira vez em sete anos.

A hipótese levantada pela prefeitura para a coloração é que ela tenha sido provocada pela baixa vazão do rio, seguida de chuvas em grande volume, o que fez com que a sujeira concentrada no fundo do rio fosse remexida, causando a mancha preta.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo