terça-feira, 19 de julho de 2022

Saiba o que pode estar provocando dores 'atrás dos olhos'

Existem diferentes causas para estas dores e formas de as atenuar

© Shutterstock

É um sintoma bastante comum nas dores de cabeça, no entanto, muitas pessoas não sabem quais são os fatores que provocam dores 'atrás dos olhos', o que é essencial para as conseguir tratar e atenuar. Existem diferente razões e a maior parte é mais normal do que pensa e não está relacionada com problemas sérios. 

Para esclarecer, a revista Self consultou diferentes especialistas e médicos, que explicaram os diferentes sintomas e causas destas dores de cabeça 'atrás dos olhos'. 

Entre as diferentes justificações, a mais comum é que as dores de cabeça são provocadas por tensão nos músculos do pescoço, couro cabeludo e cabeça ou por uma tensão mais psicológica, ou seja, stress. Normalmente, estas dores aparecem lentamente e causam uma dor leve ou moderada. 

O tratamento para estas dores envolve quase sempre medicamentos como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno sódico, ou medicamentos que combinam um analgésico - como aspirina ou acetaminofeno - com cafeína. Se não quiser ir imediatamente para este tratamento pode experimentar descansar, com uma bolsa de gelo na cabeça ou tomar um banho longo e quente. 

Quem já está habituado a enxaquecas sabe, normalmente, o que as causa e como atenuar os sintomas, mas se não tiver a certeza do que é importante saber que se trata de uma dor de cabeça intensa que provoca dores latejantes num lado da cabeça. No entanto, as enxaquecas também podem alojar-se noutros locais como atrás dos olhos, algo que para já não tem explicação.

As enxaquecas podem provocar diferentes sintomas como náuseas, tonturas e sensibilidade à luz, som ou cheiro. Já o que pode fazer com que aconteça inclui stress emocional; saltar refeições, sensibilidade a certos produtos químicos; excesso ou falta de cafeína; uso excessivo de medicamentos analgésicos; e alterações hormonais. O tratamento para enxaquecas é semelhante aos das dores de cabeça causadas por tensão. 

Dores de cabeça causadas pela sinusite são complicadas de analisar, especialmente, porque na maioria das vezes o que as pessoas chamam de 'dor de cabeça de sinusite' é, na realidade, uma enxaqueca com sintomas nasais. 

Geralmente parecem provocar mais dores na testa, na ponta do nariz ou atrás das maçãs do rosto, e a dor piora quando se move a cabeça rapidamente, todos estes fatores fazem com que também se tenha dores atrás dos olhos.

Estas dores também provocam sintomas, como nariz entupido, febre e inflamação no rosto. Para as atenuar pode colocar uma compressa quente sobre os olhos e noutras áreas onde tenha dores; usar um descongestionante para reduzir a inflamação e drenar o muco; usar um 'spray' nasal salino para diluir o muco; e usar um vaporizador ou inalar o vapor de uma panela com água quente.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo