googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Zelenski anuncia troca de embaixador em meio a tensões com a Alemanha

Zelenski há tempos exorta as representações ucranianas a reunir apoio diplomático e militar ao país contra a invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro.

© Getty


SÃO PAULOS, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, anunciou neste sábado (9) a dispensa de uma série de altos diplomatas do país. Entre eles está o embaixador na Alemanha, nação com a qual Kiev tem trocado farpas em meio à guerra por causa da posição dúbia de Berlim em relação à Rússia, motivada pelo fornecimento de gás natural.

O decreto, que não explanou as justificativas para as mudanças nas embaixadas, também promoveu a dispensa dos representantes na Índia, na República Tcheca, na Noruega e na Hungria. Também não está claro se os diplomatas assumirão novos postos a partir de agora.

Zelenski há tempos exorta as representações ucranianas a reunir apoio diplomático e militar ao país contra a invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro.

Nesse sentido, as relações com Berlim têm se mostrado sensíveis -ainda que o premiê Olaf Scholz tenha demonstrado apoio à Ucrânia, mobilizado recursos militares e ido pessoalmente a Kiev.

Andri Melnik, 46, era embaixador na Alemanha desde 2014, ainda antes da eleição de Zelenski. Conhecido no país, ele nos últimos tempos vinha sendo ativo nas redes sociais com críticas a quem se opunha a armar a Ucrânia.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo