A cidade foi classificada como a oitava mais poluída do mundo nesta quinta-feira, de acordo com o portal IQAir, que monitora a qualidade do ar globalmente.
![]() |
| ©Pixabay |
Segundo o governador de Bangkok, Chardchart Sittipunt, o anúncio foi feito por meio das redes sociais, destacando que o aumento no número de escolas fechadas visa proteger a saúde dos estudantes e da população local. A região metropolitana de Bangkok é lar de mais de 17 milhões de pessoas.
A cidade foi classificada como a oitava mais poluída do mundo nesta quinta-feira, de acordo com o portal IQAir, que monitora a qualidade do ar globalmente. Os níveis de partículas PM2.5, registradas em 175 microgramas por metro cúbico (µg/m³), estão muito acima do limite de 25 µg/m³ recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Daca, no Bangladesh, Lahore, no Paquistão, e Katmandu, no Nepal, lideram o ranking de cidades mais poluídas, com concentrações acima de 200 µg/m³. A OMS alerta que a exposição a níveis elevados de PM2.5 por mais de 24 horas pode aumentar o risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer, uma vez que essas partículas são pequenas o suficiente para entrar na corrente sanguínea.
Como parte das medidas para reduzir a poluição, o ministro tailandês dos Transportes, Suriya Juangroongruangkit, anunciou que trens e ônibus elétricos serão gratuitos em Bangkok entre 25 e 31 de janeiro. Além disso, o Ministério da Agricultura está utilizando métodos para criar nuvens artificiais, aumentando a umidade no ar e reduzindo a concentração de partículas poluentes. As queimadas agrícolas também estão sendo controladas.
A queima de resíduos agrícolas, prática comum entre janeiro e abril, coincide com a estação seca do país e é um dos principais fatores que agravam a poluição do ar na Tailândia e nos países vizinhos, como Camboja, Mianmar e Laos. Esse método, preferido pelos agricultores por ser mais barato que a remoção manual ou mecanizada, contribui significativamente para o problema. Veja as fotos!
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!