googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 24 de março de 2016

Johan Cruyff morre aos 68 anos.

Maestro da Holanda da Copa do Mundo de 1974 lutava contra câncer.

Johan Cruyff fez fama defendendo a seleção da holandaFoto: Divulgação
Johan Cruyff morreu nesta quinta-feira, em Barcelona, na Espanha, vitima de um câncer de pulmão. Ele foi considerado o maestro da Holanda da Copa do Mundo de 1974, conhecida como Laranja Mecânica.

O ídolo holandês tinha 68 anos e a doença foi diagnosticada tardia em outubro de 2015.

"Em 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu pacificamente em Barcelona, cercado de sua família após uma dura batalha contra um câncer. É com grande tristeza que pedimos que você respeite a privacidade da família durante este tempo de pesar", registrou o comunicado oficial no site do ex-jogador.

Cruijff despontou para o futebol no início dos anos 70, apresentando um futebol com grande conhecimento tático e técnico. 

Comandou a seleção holandesa na Copa de 1974, sendo um dos protagonistas do time que ficou conhecido como "Laranja Mecânica", que tinha uma estrutura tática inovadora. 

A seleção holandesa que ficou conhecida como Laranja Mecânica foi vice-campeã mundial em 1974 e 1978, tendo perdido as finais para Alemanha e Argentina, respectivamente. Cruyff disputou apenas a primeira, já que se aposentou dos compromissos por seu país em 1977. 

Cruyff ganhou nada menos do que oito Campeonatos Holandês pelo Ajax, além de cinco taças da Copa da Holanda e o tricampeonato da Copa da Europa (antiga Uefa Champions League) em 1971-1973. Ele foi simplesmente o grande nome do melhor time do Ajax na história.
Em sua carreira, Cruyff vestiu camisas como o Ajax e Barcelona. Ele ainda disputou o Mundial de 1978. Cruyff também chegou a trabalhar como técnico. No Barcelona, ele foi tetracampeão espanhol entre os anos de 1990 e 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo