googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 20 de novembro de 2016

Juízes vão ao STF pedir atitude contra ‘ofensiva parlamentar‘

Nesta semana, o presidente do Senado Renan Calheiros, disse que juízes agem de forma "corporativa"

© Agência Brasil
Um dia após a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, receber senadores da Comissão Extrateto em seu gabinete, as principais associações que representam os magistrados brasileiros foram à Corte para denunciar o que chamaram de uma ofensiva de parlamentares para "reprimir o sistema de Justiça". As informações são da Agência Brasil.

Os presidentes da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Roberto Carvalho Veloso, da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), João Ricardo Costa, e da Anamatra (Associação Nacional da Justiça do Trabalho), Germano Silveira da Siqueira, se reuniram com Cármen Lúcia no início da tarde de quinta (17) para pedir que a presidente do STF "nos ajude a nos posicionar em relação a esse momento grave que nós vivemos no Parlamento", disse Costa.
"Já não é uma desconfiança, é uma certeza de que alguns parlamentares infelizmente estão tentando reprimir o sistema de Justiça que hoje está fazendo as investigações mais importantes do país", afirmou o magistrado ao sair do encontro.
Entre as iniciativas que foram debatidas, está o projeto de lei sobre abuso de autoridade, que tramita no Senado, e a previsão de que juízes possam ser imputados por crimes de responsabilidade em situações como abuso de poder ou falta de decoro. A proposta, que constou no projeto de lei sobre medidas anticorrupção a ser votado em breve na Câmara, foi retirada do texto pelo relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Entretanto, na quarta (16) o presidente da comissão especial que analisa a matéria disse que a medida poderia voltar ao projeto por pressão dos deputados.
"O Congresso deveria estar preocupado hoje em criar mecanismos adequados para nós combatermos a corrupção, e não mecanismos para punir os juízes que estão fazendo justamente o julgamento desses casos, isso é o que nós estranhamos, e que nós estamos denunciando e que não vamos aceitar de maneira nenhuma", disse Roberto Carvalho Veloso.
Nesta semana, o presidente do Senado Renan Calheiros, voltou a criticar associações de juízes que, segundo ele, estão se manifestando "corporativamente" contra o projeto de lei que trata do abuso de autoridade. Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo