googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Aumentou para 21 número de mortos em sismo na Albânia

O Ministério da Saúde acrescentou que cerca de 600 pessoas estão recebendo assistência em diversos hospitais

@
As equipes de socorro albanesas continuam os trabalhos de resgate nos escombros de edifícios em ruínas em busca de sobreviventes do mais poderoso sismo das últimas décadas e que provocou pelo menos 21 mortos. O anterior balanço das vítimas do sismo de magnitude 6,4 na escala Richter, que atingiu esta madrugada a Albânia, indicava 16 mortos e cerca de 600 feridos, segundo os dados que fornecidos pelos ministérios da Defesa e da Saúde.


O Governo de Tirana declarou quarta-feira um dia de luto nacional, quando as bandeiras serão colocadas a meia haste em memória das vítimas, e decretou o fechamento das escolas.
O vizinho Kosovo, com maioria de população albanesa, também decretou um dia de luto para quarta-feira.
Os dois dias seguintes, 28 e 29 de novembro, são feriados nacionais.
A federação albanesa de futebol também cancelou todos os jogos previstos para esta semana.
Segundo o último balanço do Ministério da Defesa, 21 pessoas morreram, a maioria na cidade costeira turística de Durres, na costa do Adriático, a norte da capital Tirana.
O Ministério da Saúde acrescentou que cerca de 600 pessoas estão recebendo assistência em diversos hospitais.
O primeiro abalo, com uma magnitude 6,4 na escala Richter, foi registrado às 03:54 locais (22h de Brasília), tendo sido seguido de quatro réplicas com magnitudes entre os 4,8 e os 5,4 da mesma escala.
As equipes de resgate, segundo descrevem as agências internacionais, estão recorrendo a retroescavadoras para remover os escombros.
A agência noticiosa Associated Press (AP) relatou que cerca de 400 elementos das forças militares albanesas estão montando tendas em duas cidades do país para abrigar provisoriamente os desalojados.
Segundo a AP, pelo menos três prédios de apartamentos desabaram na sequência do sismo, que ocorreu numa altura em que a maioria das pessoas estava dormindo.
"É um momento dramático durante o qual devemos preservar a calma, temos de nos apoiar uns aos outros para enfrentar este choque", declarou o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama.
A União Europeia (UE) já se ofereceu para ajudar a Albânia. Em comunicado, a UE disse estar "pronta para ajudar a Albânia", tendo já mobilizadas "três equipes de busca e salvamento" que irá enviar para ajudar as autoridades albanesas.
A mesma nota informou ainda que a Itália, a Grécia e a Romênia já enviaram equipes de busca e salvamento.
Poucas horas depois do tremor de terra na Albânia, um outro sismo com uma magnitude preliminar de 5,4 na escala Richter foi registrado na Bósnia-Herzegovina, mais precisamente a sudeste da capital bósnia, tendo sido sentido em Sarajevo.
Não há, até ao momento, informações sobre vítimas e os relatos disponíveis apontam para pequenos danos materiais.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo