googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 1 de agosto de 2020

Espanha: Ossadas de crianças com cerca de três mil anos são achadas

Descoberta foi feita durante escavações arqueológicas, tendo os cientistas encontrado mandíbulas com dentes de leite

Espanha: Ossadas de crianças com cerca de três mil anos são achadas
© DR


Foram encontradas, durante escavações arqueológicas realizadas em Roc de les Orenetes, Espanha, mais de mil ossadas com cerca de três mil anos. Entre os restos mortais destacam-se fragmentos que pertenceram a crianças, nomeadamente mandíbulas com dentes de leite.

Ao jornal El Periódico, Carles Tornero, pesquisador do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES), explicou que o espaço cavado se assemelha a um "grande tapete de ossos".

Esta "necrópole pré-histórica" foi descoberta há 40 anos e está localizada a dois mil metros de altura, sendo de difícil acesso. Só no ano passado é que o espaço foi aberto, sendo que até então, a entrada estava proibida.

Apesar de saber da existência desta necrópole, os investigadores ficaram surpresos com o fato de terem sido encontradas ossadas de crianças. Foram identificados fragmentos de 12 crianças muito bem preservados. "Até os restos mais frágeis foram preservados intactos e todos os elementos dos corpos estão lá", explicou o responsável.

A análise destes fragmentos será agora determinante para avaliar patologias, causas da morte e até as condições de vida à época. De salientar ainda que, para além das ossadas, foram encontrados elementos de rituais funerários, como peças de cerâmica e pontas de flechas.

Destaca a imprensa espanhola que este "necrotério", onde foram encontrados os restos mortais, fica nas imediações de Bauma dels Fadrins, um dos locais mais antigos (com cerca de nove mil anos) e de grande significado histórico. Sabe-se, aliás, que os últimos caçadores da pré-história da Catalunha viveram nesse local.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo