googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Afinal, porque é que os cães viram a cabeça quando ouvem os humanos?

Estudo sugere que o gesto dos cachorros pode ser sinal de atenção reforçada

© iStock


Os cães inclinarem a cabeça pode ser mais frequente em alguns animais do que noutros, mas há uma explicação, de acordo com um nova pesquisa divulgada no jornal científico Animal Cognition e citada pela revista Galileu.

Investigadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, realizaram múltiplas experiências com 40 cães. Animais estes que já haviam participado num outro estudo, no qual tinham sido categorizados em dois grupos, como: sete eram os "aprendizes habilidosos de palavras” ('gifted word learners' ou GWL) e os outros 33 foram apelidados de "cães normais".

No estudo mais recente, os cientistas decidiram analisar a incidência de inclinações de cabeça nesses animais quando os seus tutores lhes pediam brinquedos. Sendo que ao escutar o pedido dos donos, os cães GWL inclinaram a cabeça "significativamente mais do que os cães normais", isto é 43% comparativamente a 2% das vezes, refere a Galileu.

Segundo os investigadores, a ação pode ser uma resposta canina a "palavras significativas", o que pode explicar o motivo por que os animais GWL repetiram as inclinações mais frequentemente no decorrer dos testes.

"Pode ser um sinal de atenção redobrada", escrevem os acadêmicos no estudo, destacando que as funções cerebrais lateralizadas auxiliam os cães a processar informações e as situações que os rodeiam. 

"Possivelmente, inclinar a cabeça também pode estar relacionado a fazer uma correspondência modal cruzada na memória dos cães (por exemplo, o nome de uma imagem visual) ao ouvir o nome do brinquedo", acrescentaram.

Conforme explica a revista Galileu, a maioria dos cães que realizaram inclinações recorrentes eram Border collies, porém a maioria dos considerados normais também. Como tal, os investigadores consideram que é necessária a realização de uma investigação mais aprofundada de modo a identificar possíveis diferenças desse comportamento entre raças distintas. 

 Via...Notícias ao Minuto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo