terça-feira, 23 de novembro de 2021

EllaLink fecha parceria com a IP Telecom para oferecer acesso ao conteúdo da Europa a empresas brasileiras

Objetivo é aproveitar os hubs de conexão da EllaLink para que a IP Telecom viabilize essa extensão para empresas clientes no Brasil, por meio de um modelo de negócios B2B



 Teresina (PI), 19 de novembro de 2021 – A EllaLink, que opera o primeiro cabo submarino de fibra óptica de alta capacidade a conectar diretamente o Brasil à Europa, acaba de fechar uma parceria com a IP Telecom que vai viabilizar conexões de empresas situadas no Brasil ao complexo ecossistema de transporte e trânsito IP na Europa.

Com conectividade às maiores operadoras do País, a IP Telecom está posicionada entre os 35 melhores trânsitos internacionais pelo ranking da Qrator Labs.

“Trata-se de uma parceria em que os dois lados ganham”, afirma Rafael Lozano, gerente de Brasil da EllaLink. “Nosso objetivo é disponibilizar nossa rede de fibra óptica, que suporta a transmissão de grande quantidade de dados com baixa latência, para que a IP Telecom estimule empresas brasileiras a investir em conectividade internacional, trazendo diretamente os conteúdos asiáticos e europeus, que estão alocados na Europa e fornecendo altíssima qualidade e disponibilidade de serviço”, acrescenta Lozano.

Inaugurado em junho, após investimento de 1 bilhão de reais, o cabo EllaLink dispõe de 100 Tbps de capacidade em quatro pares de fibras diretas entre Fortaleza (Ceará) e Sines (Portugal). Antes, a grande maioria das conexões entre os dois continentes era feita via EUA. A nova rota direta, de 6 mil km sob as águas do Atlântico, permite reduzir em 50% a latência -- como é chamado o tempo de resposta na transmissão de dados --, beneficiando a performance de negócios digitais, serviços em nuvem, bancos eletrônicos, mídia de entretenimento e jogos online entre Brasil e Europa.

Esse diferencial chamou a atenção da IP Telecom, que pretende aproveitar os hubs de conexão da EllaLink nos dois lados do Atlântico -- estendendo a transmissão de dados de Sines a Lisboa, Madri e Marselha, do lado europeu; e da capital cearense para São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil – para oferecer essa extensão para empresas clientes no Brasil, por meio de um modelo de negócios B2B.

O objetivo da IP Telecom é abordar as operadoras competitivas -- conhecidas pela sigla ISP (Internet Service Provider) -- que atuam nas das Regiões Norte e Nordeste, interessadas em fazer conexão entre Europa e Fortaleza, local de desembarque do cabo EllaLink.

A IP Telecom pode oferecer a esses clientes dois modelos de serviço. O primeiro deles é o Trânsito IP, pelo qual a IP Telecom fornece acesso diferenciado aos principais servidores de conteúdo espalhados pela Europa. O outro modelo é o de Transporte:  o cliente paga pelo uso de parte da capacidade do cabo EllaLink, mas precisa fazer investimento de equipamento no Data Center da Europa para conectar a empresa que tem o conteúdo com a rede da EllaLink para viabilizar o tráfego de dados.

Para a IP Telecom, a parceria vai complementar uma demanda de clientes corporativos, interessados em se conectar com a Europa. “A busca por alta qualidade em conectividade atende à demanda de um público específico", afirma o CEO da IP Telecom, Jefferson Carvalho.

Segundo ele, juntamente com a parceria, a IP Telecom inaugurou dois novos POPs (Pontos de Presença) -- Fortaleza e Madri. O objetivo é oferecer conectividade à capital espanhola, o maior hub de datacenters e conteúdos do sul da Europa, em rede de multisserviços com latência de 70ms. Essa nova tecnologia auxiliará em diversas aplicações sensíveis a latência, dentre elas: Link Dedicado, Telefonia Voip, SMS Corporativo, Conexão Ponto a Ponto através de Rede Física – Lan to Lan, produtos voltados para Conexão WholeSale (link dedicado para ISPs)

Fundado em 2007, o Grupo IP Telecom iniciou suas atividades nos Estados Unidos e hoje agrega 4 empresas, sendo que o braço brasileiro – que opera a partir de Teresina (PI) -- oferece soluções em tecnologia para os mais diversos segmentos, entre eles o corporativo (principal alvo da parceria com a EllaLink), governo, ISP, residências e condomínios.

SITE DA ELLALINK: https://ella.link/

SOBRE A ELLALINK: 



EllaLink é uma plataforma óptica avançada que oferece conectividade segura de alta capacidade em uma rota transatlântica de baixa latência exclusiva. A rede conecta diretamente os principais hubs do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza) e da Europa (Lisboa, Madri e Marselha). A arquitetura do sistema EllaLink engloba tecnologia de última geração e oferece inicialmente 100 Tbps de capacidade em quatro pares de fibras diretas entre a Europa e o Brasil. Os locais de desembarque da plataforma são Fortaleza (Brasil) e Sines (Portugal). A EllaLink é uma empresa privada e independente, comprometida em fornecer produtos e serviços em uma operadora neutra e de acesso aberto.

SOBRE O GRUPO IP TELECOM:


O Grupo IP Telecom é composto por empresas que buscam excelência em inovações tecnológicas. Fundado em 2007, iniciou suas atividades nos Estados Unidos e hoje agrega 4 empresas: IP Carrier Holding INC., IP Carrier Telecom do Brasil, IP2Tel Serviços de Comunicação Multimídia e SipX Soluções Tecnológicas. Seguimos avançando e hoje oferecemos soluções em tecnologia para os mais diversos segmentos: Grandes Corporações, Governo, ISP, PME, Residências e Condomínios.

Paralelo21  / Eduardo Cordeiro/ José Eduardo Barella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo