quinta-feira, 2 de junho de 2022

Colesterol elevado. Estar atento a estes sintomas pode salvar sua vida

Não ignore os sinais de alerta.

© iStock

O colesterol é uma gordura produzida pelo nosso organismo que circula no sangue e é essencial para o desempenho de funções vitais. No entanto, o caso muda de figura quando está em excesso. Mesmo não dando sintomas, o colesterol alto é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e, como tal, é um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Assim, além da realização de exames ao sangue, há sinais de alerta que não deve ignorar. Se a situação não for devidamente tratada, os níveis elevados de colesterol podem resultar em doença arterial periférica, cuja principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia,  o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigênio inadequado a uma parte específica do organismo.

Veja abaixo alguns sintomas que podem indicar que o colesterol está  a acumular-se nos vasos sanguíneos:

1- Dor nas pernas ao caminhar (claudicação);

2- Sensação de dormência ou fraqueza nas pernas;

3- Feridas nas pernas ou nos pés que não cicatrizam;

4- Pés e pernas mais frios e/ou mais pálidos;

5-  Dor nos pés ou nos dedos durante o repouso;

6- Pele mais escura ou azulada;

7- Disfunção erétil em casos mais graves.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol:  o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. 

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo