googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 17 de junho de 2022

França e Espanha vivem ondas de calor aceleradas pela crise climática

Cerca de um quarto do território francês está sob vigilância nesta quinta (16), e a expectativa é que os termômetros atinjam 40°C, após dias de temperaturas entre 30 °C e 35 °C.

 

© iStock


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As vizinhas França e Espanha assistem a uma onda de calor nos últimos dias, intensificada pela emergência climática, que pode levar a picos de 40 °C e já tem desencadeado incêndios.

Cerca de um quarto do território francês está sob vigilância nesta quinta (16), e a expectativa é que os termômetros atinjam 40°C, após dias de temperaturas entre 30 °C e 35 °C. A cidade de Bordeaux instalou nebulizadores em locais apelidados de "fornos", e Lyon ampliou o horário de funcionamento de parques.

Segundo o meteorologista Olivier Proust, do serviço nacional de meteorologia, além da crise do clima, a recente onda tem origem no estado do solo após uma primavera e um inverno muito secos na região.

Trata-se da quarta vez que o esquema de zonas vermelhas de vigilância é adotado por Paris desde 2003, quando o sistema foi implementado depois de uma onda de calor histórica que, de acordo com dados do jornal Le Monde, causou a morte de mais de 15 mil pessoas, em especial idosos, no país.

Na Espanha, onde os termômetros já bateram 40 °C em algumas localidades, a situação é ainda mais preocupante. Três incêndios florestais devastaram 1.600 hectares de pinheiros e arbustos no leste do país desde quarta. Centenas de bombeiros tentam controlar as chamas com mais de 120 caminhões e 19 aeronaves em Baldomar, Corbera d'Ebre e Castellar Ribera, segundo os bombeiros da Catalunha.

A Agência Estatal de Meteorologia projeta que a onda de calor deva durar até o próximo sábado (18). A Espanha assistiu ao mês de maio mais quente desde o início do século e já passou por quatro episódios de ondas de temperatura extrema nos últimos dez meses.

Esta, no entanto, foi considerada a primeira onda de calor no país em cerca de 40 anos. Meteorologistas disseram que a sensação térmica poderia ser agravada devido à presença de areia no ar vindo do Saara.

Até o início do mês, a área queimada no país era 34% menor que a registrada no mesmo período de 2021 e a menor desde 2018. Mas, desde a última semana, a combinação de clima quente e vento multiplicou os incêndios no território espanhol. Mesmo as temperaturas noturnas são elevadas, entre 20 °C a 25 °C.

Ainda assim, centenas de fiéis e turistas lotaram Toledo nesta quinta para participar da tradicional procissão de Corpus Christi, com termômetros quase chegando a 40 °C durante o evento. A prefeitura entregou dez mil garrafas de água aos cidadãos e colocou lonas para protegê-los das altas temperaturas.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo