googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Como montar um braço robótico da maneira mais barata possível.

Ter um robô capaz de realizar tarefas domésticas como lavar a louça, passar roupas e guardar as compras é um sonho cada vez mais próximo da realidade. Mas se um robô tão competente ainda é algo custoso - tanto em termos de tecnologia quanto de custo - é possível construir um braço robótico por um valor relativamente baixo.

(Foto: Gustavo Sumares)
Esse foi o tema de um workshop da Campus Party 2016. Os participantes se increveram previamente e compraram um kit com todos os componentes necessários:
- 1 Arduino,
- 4 servo-motores,
- 1 joystick (semelhante aos de controles de videogame),
- 1 fonte e
- peças de acrílico e parafusos para montar o braço.
O kit entregue aos participantes do workshop cabia inteiro em uma pasta daquelas usadas para guardar documentos.
Não se trata de uma mera barra de alumínio com um gancho na ponta: o braço robótico desse projeto possui três articulações: “cintura”, “ombro” e “pulso”. A “mão” dele também é capaz de se mexer, e pode ter diversas terminações, como um spray (se o braço for usado para pintar objetos ou borrifar líquidos) ou uma garra de três pontas (para pegar objetos). Obviamente, um braço mais simples ficará ainda mais acessível.
A montagem é surpreendentemente simples: basta soldar a fonte e o joystick ao Arduino e, em seguida, conectar os quatro servo-motores à placa. Com isso, toda a parte eletrônica do braço já está pronta.
O resto é a estrutura: encaixar as peças de acrílico (que podem ser impressas em 3D), parafusos e articulações para dar o formato de “braço” ao robô. Todas instruções para montar o braço podem ser encontradas aqui - embora, é claro,seja possível criar outras estruturas para aproveitar
Douglas Segura e Fabíola dos Santos participou do workshop para aprender mais sobre a plataforma Arduino. Os dois trabalham com TI e se conheceram por causa de seus respectivos trabalhos: juntos, eles trabalharam na implementação do sistema de gerenciamento de uma rede de lojas.
Douglas já realizou diversos projetos com a plataforma Arduíno: usando a tecnologia, consegue controlar as lâmpadas de sua casa, e conseguiu automatizar a iluminação do aquário de seus peixinhos de estimação.
Uma de suas ideias para seu braço robótico é colocá-lo perto do interruptor de seu quarto: a cama fica longe do botão, então ele precisa atravessar o quarto para apagar a luz, depois voltar para se deitar. O robô, nesse caso, poderia oferecer um braço amigo e apagar a luz pra ele ao ser comandado.

Embora seja um processo relativamente trabalhoso - afinal, ele exige solda e o encaixe preciso de algumas peças - o projeto tem um custo surpreendentemente baixo. O kit comprado pelos participantes custava R$ 500, mas considerando-se que algumas das peças podem ser impressas em 3D, é possível reduzir esse valor ainda mais.

Além disso, trata-se de um equipamento cuja utilidade só é limitada pela sua imaginação. Ele utiliza a linguagem Arduino, que é uma das mais simples de se aprender, e que já possui diversos projetos de código aberto soltos pela internet. Se você estava precisando de uma mãozinha na vida, agora você sabe que é possível fazer uma sem nem gastar tanto assim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo