googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

'Peixes-robôs' substituem mergulhadores em obra na Itália.

Pesquisadores italianos vão liberar no mar um "cardume" de "peixes-robôs" criados para estudar o ambiente marinho e informar, em tempo real, as condições de estruturas subaquáticas.
Enea

Pequenos submarinos serão usados em obra que promete acabar com inundações em Veneza
A tecnologia foi apresentada na Expo Veneza, que termina nesta quinta-feira, e já tem um desafio real em vista: ajudar na manutenção da infraestrutura submersa, composta por barreiras metálicas e caixas de concreto, que irá compor o MOSE, uma megaobra que promete acabar com as frequentes inundações na cidade italiana a partir de 2017.
A ideia é que esses pequenos submarinos sejam usados para vários propósitos, como na inspeção de plataformas e tubulações, em pesquisas de arqueologia subaquática e na vigilância de portos e bases navais.
Seus criadores vêm ainda a possibilidade de atuação em estudos sobre o comportamento de espécies marinhas, aumentando a eficiência da indústria pesqueira.
Enea
Projeto prevê que "peixes-robôs" atuem em conjunto e se comuniquem via rede wireless
Tecnologia irá substituir mergulhadores no monitoramento de estruturas subaquáticas
Chamado de Venus Swarm, o programa robótico foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Enea (sigla em italiano da agência nacional para novas tecnologias, energia e desenvolvimento econômico sustentável) e da Universidade de Roma Tor Vergata.
No caso da obra em Veneza, por exemplo, os peixes-robôs atuarão no lugar de mergulhadores. Leia mais<<< BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo