googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Vant produzido em São Carlos, SP, vai monitorar a Floresta Amazônica.

Aeronave vai carregar sensores para proporcionar 'viagem ao passado'.
Objetivo é tentar entender efeito de populações antes da colonização.


Uma aeronave não tripulada vai ajudar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a monitorar a Floresta Amazônica. O vant está sendo produzido em São Carlos (SP), em uma parceria com a University of Exeter, da Inglaterra, e vai carregar diversos sensores para proporcionar uma “viagem ao passado”.

“[O objetivo é] Tentar entender o efeito de populações passadas, antes da colonização das Américas, na vegetação da Amazônia e, com o entendimento de como eles utilizaram essas florestas antigamente, produzir melhores informações do que a gente está observando no presente, do comportamento dessas florestas no presente, e também, a partir daí, produzir modelos para a previsão dos efeitos de mudanças climáticas nas florestas tropicais”, contou Luiz Aragão, pesquisador do Inpe.

Os sensores também são capazes de captar imagens em infravermelho e medir a quantidade de clorofila das plantas, dados que podem ajudar a prevenir e combater queimadas como as que têm destruído a floresta. Leia mais<<< G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo