quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Benefícios dos espargos: Perda de peso, saúde do fígado e muito mais!

Apesar de maior parte ser verde, existem também variedades de espargos brancos e roxos

© DR
O sabor característico e textura macia e crocante do espargo o diferencia dos outros vegetais. Os espargos verdes têm uma maior concentração de micronutrientes e talvez por isso sejam a variedade mais comum no mercado.


Os nutrientes dos espargos são muitos e variados. São ricos em vitamina A, que protege os olhos, a pele e o sistema imunológico e em vitamina C, que ajuda a fortalecer as artérias e contribui para a formação do colágeno. Também têm também vitamina K, que contribui para a formação dos ossos e para a coagulação do sangue.

Alguns benefícios dos espargos
  • A baixa ingestão calórica torna-os muito adequados para controle e perda de peso.
  • A quantidade de fibra solúvel favorece a saúde e o trânsito intestinal.
  • O elevado teor de vitamina B9 (ácido fólico) torna-o um alimento interessante para mulheres grávidas.
  • Os fenóis e flavonóides dos espargos estimulam a ação das enzimas hepáticas, protegendo o fígado.
  • Protegem o coração e têm um grande efeito antioxidante.
  • O seu teor de asparagina e a sua elevada quantidade de água fazem com que tenha efeito diurético, sendo ideal para pessoas com retenção de líquidos.

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