googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 31 de maio de 2022

Covid-19: Estas pessoas estão em maior risco de complicação fatal

 

É o que conclui um estudo feito pela Universidade Estadual do Ceará, com dados de 397,6 mil brasileiros internados entre fevereiro e agosto de 2020.

© iStock

Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Ceará publicado na revista Epidemiologia e Serviços de Saúde, revela que quatro em cada 10 pessoas diabéticas internadas com Covid-19 morreram no Brasil. Em cada 10 doentes internados devido ao coronavírus, 2,5 estava infectado.  

Os pesquisadores analisaram dados de 397,6 mil pessoas, disponíveis no Sivep-Gripe, um sistema do Ministério da Saúde brasileiro que reúne informações sobre hospitalizações e óbitos registrados no país por Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre fevereiro e agosto de 2020.  Cerca de 32% dos doentes internados neste período morreram.

Tendo em conta outros fatores como a idade, sexo e comorbidades, os cientistas concluem que os doentes com diabetes tinham um risco 15% superior de morrer de Covid-19. É, no entanto, importante ressaltar que os dados foram recolhidos antes do início da vacinação contra o coronavírus no Brasil.

Os investigadores acreditam que o vírus ataca alguns órgãos já debilitados pela diabetes, como o pâncreas, por exemplo. A medicação usada para tratar a Covid-19 também pode aumentar o nível de açúcar no sangue.

"Atualmente, eu diria a um paciente diabético que ele possui um risco menor, pois já temos a vacinação, inclusive com as doses de reforço para pessoas acima de 60 anos", explica o enfermeiro Thiago Garces, um dos autores do estudo, à Folha de S.Paulo. Ainda assim, reforça a importância da prevenção para evitar casos de Covid longa, que também parecem ser mais frequentes em doentes com diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca e outras doenças crónicas.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo