googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 31 de maio de 2022

Quer uma opção saudável para sua alimentação? Aprenda a fazer coalhada

Versátil e saborosa, a coalhada pode ser saboreada pura, com azeite a pão sírio ou até como acompanhamento de pratos

© Shutterstock

Com apenas 103 calorias em 100 gramas, a coalhada pode, além de conferir um sabor especial, agregar às receitas, nutrientes como cálcio e proteína. Aliada da alimentação saudável, tanto as frescas, como a em pasta, podem ajudar a restaurar a flora intestinal, auxiliar no combate à osteoporose e ainda contribuir no ganho de massa muscular.

A coalhada nada mais é do que o leite fermentado, bem semelhante ao processo de produção do iogurte. No processo de fermentação, a gordura, os minerais e as vitaminas são preservados, mas a lactose, açúcar do leite, é reduzida, melhorando sua digestão.

Veja também: Aprenda a fazer pão caseiro com recheio de presunto e queijo

De acordo com Beto Isaac, restauranteur do tradicional restaurante sírio-libanês Arabesco, localizado em Perdizes, “a coalhada fresca pode substituir o leite em todas as vitaminas com frutas e em algumas receitas de bolos e massas”. Veja como fazer a coalhada em casa:

Ingredientes (rendimento: 1 litro ou 4 porções)

1 litro de leite integral

2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de preparo

Colocar o leite numa panela, levar ao fogo até ferver. Retirar do fogo e deixar amornar até atingir, aproximadamente, 45º C (trata-se de uma temperatura quente, quase morna, porém suportável). Este será o ponto ideal para fazer a coalhada.

À parte, diluir o coalho em um pouco de leite morno e, posteriormente, juntar ao restante. Mexer bem com uma concha da seguinte forma: mergulhar a concha no leite, levantá-la e, do alto, verter o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repetir o procedimento algumas vezes. Repouse a vasilha da coalhada, em local protegido do vento, preferencialmente embrulhada em uma toalha, até o dia seguinte ou por 8 horas.

 VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo