googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Golpe com falsa 'tela azul da morte' é veiculado em anúncios na web.

A empresa de segurança Malwarebytes divulgou esta semana um golpe curioso: criminosos compraram anúncios do Google AdWords - veiculados na página de pesquisa do próprio Google - para levar internautas a páginas contendo uma "tela azul da morte" falsa. A página orienta os usuários a discar um número, supostamente de suporte técnico da Microsoft, para obter ajuda.
O anúncio aparecia na pesquisa do Google ao procurar por termos comuns, como "youtube". Contatado pela Malwarebytes, o Google removeu imediatamente os anúncios fraudulentos.
A fraude é uma variação do "golpe do suporte técnico", uma modalidade que ainda parece não ter chegado ao Brasil. O consumidor disca o número informado no anúncio (ou recebe uma ligação) e o golpista se identifica como um técnico de suporte especializado, muitas vezes usando nomes de empresas como a Microsoft.
Golpe veiculado pelo AdWords do Google. 'Tela azul' orienta usuário a buscar ajuda. (Foto: Malwarebytes)
O golpista então convence a vítima a deixar que ele acesse seu computador para efetuar um diagnóstico. Em seguida, ele abre diversas ferramentas de diagnóstico do Windows, que registram todos os pequenos erros que acontecem cotidianamente na operação do computador, e diz à vítima que o computador está com sérios problemas que precisam ser solucionados. Nesse momento, é feita uma cobrança pelo "serviço".
Em alguns casos, o falso "técnico" pode até instalar vírus no computador da vítima.
Ações já foram tomadas pelas autoridades norte-americanas para coibir esse tipo de fraude, mas elas continuam ocorrendo. Especula-se que as ligações são feitas por operadores de call centers na Índia.   
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo