googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

NASA e Google compram computador quântico que opera a quase -273 ºC.

Quantum Artificial Inteligence Lab anunciou hoje um acordo de sete anos com a D-Wave Systems para investir em computação quântica. Parte do acordo envolve a incorporação, às suas instalações, de um processador quântico D-Wave 2X, um dos equipamentos mais avançados do mundo nessa categoria.

Processador Quântico D-Wave
O Laboratório é uma iniciativa da NASA em parceria com o Google e a Universities Space Research Association (associação de pesquisa espacial das universidades dos EUA). A agência espacial pretende utilizar o equipamento para realizar pesquisas sobre missões espaciais sem tripulação e melhorar sua estrutura de suporte e controle de missões.

O Google, por sua vez, pretende usar a tecnologia para melhorar suas funcionalidades e programas, como a ferramenta de buscas e seu algoritmo de reconhecimento de voz, segundo a Fortune. O acordo prevê também que futuras gerações de sistemas da D-Wave sejam instaladas no NASA Ames Research Center assim que forem lançadas.

Computadores quânticos

D-Wave 2X é um processador quântico que possui mais de mil qubits (a versão quântica dos bits da computação tradicional). A natureza da máquina exige que ela opere na temperatura extremamente baixa de, no máximo, 15 milikelvin (aproximadamente -273ºC, 180 vezes mais frio que o espaço interestelar), por conta da fragilidade dos qubits.

A temperatura baixíssima também é necessária para criar o efeito de supercondutividade nos componentes do computador quântico. Com isso, é possível enviar sinais elétricos aos componentes sem qualquer tipo de resistência. O vídeo abaixo, da própria D-Wave, explica (em inglês) a necessidade da refrigeração e mostra os equipamentos utilizados:
O investimento nesse tipo de computadores, no entanto, pode ser bastante justificado: enquanto os bits de processadores normais podem assumir apenas os valores 1 ou 0, os qubits podem assumir os valores 1, 0 ou os dois ao mesmo tempo.Leia mais<<< Olhar Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo