googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 22 de agosto de 2020

Nasa detecta alteração magnética que pode atrapalhar satélites e GPS

Além de guiar bússolas e a migração de animais, o campo magnético terrestre protege a atmosfera do planeta de partículas lançadas pelo Sol

© Reprodução / @AstroPeggy - Twitter
Uma abertura pequena, mas em crescimento, no campo magnético da Terra na região da América do Sul e do Oceano Atlântico pode se tornar um grande problema para o funcionamento de satélites e espaçonaves, informa a Nasa, a agência espacial norte-americana.


Além de guiar bússolas e a migração de animais, o campo magnético terrestre protege a atmosfera do planeta de partículas lançadas pelo Sol, que podem fazer com que sistemas de comunicação e navegação e equipamentos de aviação deixem de funcionar. Também podem afetar a coleta de dados por satélites.

Esse ponto fraco no campo encontrado pela agência, chamado de Anomalia do Atlântico Sul (AAS), permite que essas partículas solares que prejudicam o funcionamento de estruturas cheguem mais perto da superfície da Terra.
Atualmente, essa falha não cria impactos visíveis na vida cotidiana. Mas observações recentes demonstram que a região está se expandindo e enfraquecendo a intensidade de seu campo. Dados novos também mostraram que a porção de menor força dessa cavidade, chamada de vale, está se dividindo em duas partes, o que dificulta missões de satélite.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo