googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Embolia pulmonar: Esteja atento a estes sinais de alarme

 

Alguns sintomas que não deve ignorar...

© Shutterstock

Uma embolia pulmonar é a obstrução súbita de uma artéria pulmonar causada por um êmbolo, habitualmente um coágulo de sangue, que impede a passagem do sangue, podendo ocorrer um enfarte pulmonar, ou seja, a morte de tecido pulmonar.

Certas formas de câncer, repouso prolongado na cama ou inatividade, o uso de anticoncepcionais orais e a obesidade são alguns dos fatores aumentam a predisposição para se formarem coágulos de sangue nas veias. Porém, os êmbolos de pequenas dimensões habitualmente não causam sintomas. Já quando são maiores ou múltiplos e obstruem a passagem de sangue a uma grande área de pulmão, a falta de ar é o sinal de alerta mais frequente e pode até ser o único indício, se não ocorrer evolução para enfarte.

Pensando nisso, a Mayo Clinic reuniu os 10 principais sintomas de embolia pulmonar, que surgem geralmente de forma súbita. Veja:

1- Falta de ar e respiração rápida;

2- Dor torácica aguda, especialmente durante a respiração profunda, e que chega a ser confundida com um ataque cardíaco. Pode irradiar para o ombro, braço, pescoço ou maxilar;

3- Tosse, que pode ser acompanhada de sangue;

4- Ritmo cardíaco irregular;

5- Tonturas;

6- Desmaio;

7- Febre;

8- Sudorese excessiva;

9- Pele húmida ou pálida;

10- Dor e inchaço na perna ou na barriga da perna.

VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo